quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

SOBRE PINHEIRINHO E OUTROS

Gente, está acontecendo uma mobilização em decorrência da retirada à força, e com grande brutalidade dos moradores de Pinheirinho, um bairro pobre de São José dos Campos. 

O terreno era do especulador Naji Nahas, que além de fazer muitas fraudes (já investigadas no Brasil e exterior), devia 15 milhões apenas em IPTU do imenso terreno (que foi adquirido de maneira fraudulenta também). 


O terreno vazio, improdutivo, começou a ser invadido em 2004. O Governo Federal estava em negociações para desapropriar o terreno em favor dos moradores, e dias antes que estivesse concluído o processo, um domingo de madrugada, o Governo do Estado, a "mando" da Juíza Márcia Loureiro entrou no bairro com um batalhão de Policiais, que arrancaram as pessoas de suas casas (homens, mulheres, crianças, bebês, idosos, doentes, deficientes), utilizando cassetetes, balas de borracha, e segundo investigações, revólveres.


Os moradores defendem seus pontos de vista e o Governo o dele. 


Mas uma questão importante a ser levantada é: Por que a televisão (leia-se em especial a Rede Globo) e muitos jornais não estão abordando o assunto, ou há no final do Jornal um pequeno link para reportagem??


Essa falta de informação é que é muito suspeita, pois há artigos no jornal OVALE, da cidade de SJC, e vídeos no Youtube (de Pedro Rios) com depoimentos que dizem que várias pessoas foram feridas (inclusive um rapaz levou um tiro NAS COSTAS, e está hospitalizado, e que uma criança morreu com um tiro de borracha no pescoço, e a mãe desaparecido após entrar na ambulância. Se é verdade? Como saber com certeza, se estão nos negando informação? Se não fosse verdade, estaria nos jornais, não estaria???


Existe uma manifestação no Rio por transparência no caso para apuração do que realmente aconteceu, e caso tenha sido feito de forma “equivocada”, os culpados sejam punidos. Pedrio Rios está algemado em frente à Rede Globo, fazendo GREVE DE FOME e várias pessoas estão lá para apoiar e dar suporte, com o objetivo de que haja transparência no caso, que haja cobertura.


Os moradores de Pinheirinhos que não tinham para onde ir (eram 6000 moradores) estão amontoados em 3 ginásios (cerca de 300 em um ginásio com 3 banheiros) e uma igreja. O Governo do Estado decidiu dar um aluguel social de 500 reais por família, no qual 400 sairá das verbas do Estado de SP e 100 do Município, para as 1250 famílias cadastradas por seis meses. Isso dá um total de 3.750.000 Reais, quase 4 milhões!!! 3 milhões para o Estado e 750.000 para o Município. Isso quer dizer que quem vai pagar para que o terreno volte para o Naji Nahas, e consequentemente para os seus credores, mais uma vez é o povo, através das verbas que deveriam ser destinadas ao Estado e Município.


Depois desses 6 meses, o que vai acontecer? Mais gente na rua??? Não era melhor fazer como o Governo Federal planejava, desapropriar o terreno em favor da população e investir em infra-estrutura? Mas daí, o Naji Nahas (ladrão), ia perder o mega terreno dele...
Povo ou especulador? Difícil decisão para um Governador, não??

Bom, estou escrevendo para ajudar a divulgar isso que está acontecendo e o manifesto do Pedro no Rio, e lembrar que o futuro do Brasil está em não aceitarmos que Redes de Televisão, Jornais, Governo decidam o que podemos ou não ficar sabendo, como é feito desde a ditadura. Temos que investigar e divulgar através da internet as coisas importantes, e nos manifestar e exigir que atos de corrupção sejam punidos. Só assim o Brasil irá para Frente.


E outra coisa, o que aconteceu em Pinheirinho acontece em diversos outros lugares. Nos últimos dias, um grupo de Índios foi expulso de sua terra na Bahia, com extrema truculência da polícia, o que também quase não foi divulgado.


Até quando vamos aceitar que nosso povo seja massacrado, com violência, com falta de saúde e educação?
Até quando vamos aceitar que a massa seja explorada em favor de uns poucos que entopem os bolsos, cuecas e meias com o dinheiro que deveria retornar em benefícios para o povo?
Até quando vamos aceitar que uns poucos recebam salários de até 100 mil reais, cheios de benefícios, quando o salário mínimo é cerca de 600 reais???
Até quando vamos aceitar pagar impostos altíssimos, sem um mínimo de retorno???


Estamos em 2012, o ano do fim do mundo. Não é o fim do mundo, é o FIM DE UMA ERA. E o 
início de uma ERA DE CONSCIÊNCIA e lutas para que todos as pessoas tenham direitos à moradia, saúde e educação. Uma era de rever o capitalismo, o consumismo, e de ver que se precisa de muito pouco para viver. Porém esse pouco (casa, roupas, comida, saúde, educação e informação) são imprescindíveis. Vamos lutar para que TODAS as pessoas tenham acesso!!!

Eu tive que vir para longe para ver uma nova realidade, e ver como nosso país poderia ser se não houvesse tanta corrupção e falta de informação e educação para o povo. E só assim comecei a refletir sobre o fato de que temos que fazer alguma coisa. Na Alemanha estão fazendo...

                       

Depois eu conto um pouco como é o retorno dos impostos das pessoas aquí, o que a população tem de saúde, educação, etc etc.

Ps: hoje teve uma reportagem na Folha dizendo que está acontecendo uma manifestação de ex-moradores, estudantes, e até alguns políticos a respeito de Pinheirinho, e outra que fala de outra expulsão de moradores que haviam ocupado um prédio vazio no centro de SP. Esses saíram sem resistência, com medo da violência da polícia, porém estão fazendo uma manifestação no Centro.


Abaixo posto alguns links de referência sobre os assuntos que falei, ok?


Ex-moradores protestam contra desocupação do Pinheirinho

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1042961-ex-moradores-protestam-contra-desocupacao-do-pinheirinho.shtml


Link para o vídeo ao vívo de Pedro Rios: http://www.livestream.com/pedrorios


Chamada convocatória de Pedro Rios Leão: Tá na hora de fazer o Ocupa, aqui. É a hora.
http://www.youtube.com/watch?v=SVIItu--SFY&feature=youtu.be


GREVE DE FOME NA PORTA DA TV GLOBO
http://www.youtube.com/watch?v=PMLiUjQUPo4


Eu queria matar a presidenta: depoimentos da guerra civil brasileira” filmado por Pedro Rios em Pinheirinho.
http://www.youtube.com/watch?v=Tj_zHrx7jcU&feature=player_embedded


Secretaria de Direitos Humanos critica "violações" no Pinheirinho (Folha de SP)http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1042099-secretaria-de-direitos-humanos-critica-violacoes-no-pinheirinho.shtml
Pinheirinho e o fio da meada. O PSDB e Naji Nahas (Um texto fazendo uma ligação cronológica entre o Alkmin, Naji Nahas e e o evento em Pinheirinhos)

Militante inicia greve de fome acorrentado em frente à sede da Globo contra a criminalização de Pinheirinho (Vírus planetário)


Estado de truculência. A ditadura acabou. Falta avisar a polícia
A guarda Infeliz. (Sobre a Policia e a Secretária, que termina com uma frase importante:
" (...) nem mesmo quando seus “soldados” IMPEDEM O INGRESSO DE JORNALISTAS NOS ABRIGOS PÚBLICOS.)

No Pinheirinho, o Brasil das trevas

Ministro diz que PM praticou 'terrorismo' em Pinheirinho

Deputado pede para a Câmara investigar a documentação do Pinheirinho 

Superlotado, alojamento oficial ganha ‘minifavela’

Câmara aprova aluguel social para ex-moradores do Pinheirinho

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1041945-camara-aprova-aluguel-social-para-ex-moradores-do-pinheirinho.shtml

PF usa de violência para despejar 40 famílias Tupinambá no sul da Bahia

http://www.brasildefato.com.br/node/8726#.TymLX-XmegM.facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário