sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

ONDE ESTÁ A NOSSA INDIGNAÇÃO???

Ontem eu recebi um e-mail que vai ao encontro de algumas coisas que eu ando pensando...

Chama-se Ato de Repulsa. Não sei se as comparações estão corretas, mas pelo que conhecemos de nosso país, devem estar...

Um motorista do Senado ganha mais para dirigir um automóvel do que um oficial da Marinha para pilotar uma fragata !

Um ascensorista da Câmara Federal ganha mais para servir os elevadores da casa do que um oficial da Força Aérea que pilota um Mirage.
(...)

Um diretor sem diretoria do Senado, cujo título é só para justificar o salário, ganha o dobro do que ganha um professor universitário federal concursado, com mestrado, doutorado e prestígio internacional.

Um assessor de 3º nível de um deputado, que também tem esse título para justificar seus ganhos,  mas que não passa de um "aspone" ou um mero estafeta de correspondências, ganha mais que um cientista-pesquisador da Fundação Instituto Oswaldo Cruz, com muitos anos de formado, que dedica o seu tempo buscando curas e vacinas para salvar vidas.

O SUS paga a um médico, por uma cirurgia cardíaca com abertura de peito, a importância de R$ 70,00, equivalente ao que uma diarista cobra para fazer a faxina num apartamento de dois quartos.”
(É óbvio que ninguém aquí acha que a faxineira devesse ganhar menos, e sim que os muitos anos de estudo árduo de um médico ou professor deviam ser valorizados!!!

Aliás, professor ganha muito menos que muita gente, especialmente quando falamos de universidades particulares, e ensino público para crianças e adolescentes. E estamos falando da A FORMAÇÃO DE NOSSO POVO!
Sabe que uma vez, trabalhando na INESUL, quando eu era coordenadora de Curso, falei para meu Coodenador de ensino que não era justo, que eles pagavam menos para meus professores supervisores de Estágio, com mestrado (7 reais a hora!), do que eu pagava para a minha faxineira, e ele disse que a culpa era minha, QUE EU ESTAVA INFLACIONANDO O MERCADO!!!!!

Bom, todos que me conhecem sabem que fiz graduação em fisioterapia (e dois anos de letras inglês, que eu fazia junto com fisio, e tive que optar por um dos dois), especialização, mestrado e doutorado.
Quando comecei a trabalhar após o doutorado, dando aula em uma instituição particular, recebia R$16,75 a hora aula, que com os encargos e fim de semana, se transformavam em 21 reais a hora-aula.
Isso, é claro, as horas QUE EU ESTAVA EM SALA DE AULA, porque as cerca de três a cinco horas por dia estudando, preparando aula (as vezes cinco horas de estudo e preparação, para dar duas aulas à noite) e corrigindo trabalhos e provas, além das reuniões e eventos que a faculdade nos obrigava a participar, não eram pagas!
Isso sem contar que você é obrigado a pegar aulas que não estão relacionadas à sua formação, ou seja, para preparar uma boa aula, tem que estudar 5 vezes mais!
(Pelo que me consta, os valores continuam os mesmos)
Estou afastada da carreira docente há cerca de dois anos, porque esse trabalho gerou um estresse tão grande que eu vivia doente. Larguei mão! Mas é uma pena, porque na realidade além de minha formação representar custos para mim, representaram custo para a sociedade. Mas estou pensando em como voltar a retribuir...


Voltando ao e-mail que recebi:
PRECISAMOS URGENTEMENTE DE UM CHOQUE DE MORALIDADE NOS TRÊS PODERES DA UNIÃO,  ESTADOS E MUNICÍPIOS, ACABANDO COM OS OPORTUNISMOS E CABIDES DE EMPREGO.
(...)TEMOS QUE DAR FIM A ESSES "CURRAIS" ELEITORAIS, QUE TRANSFORMARAM O BRASIL NUMA OLIGARQUIA SEM ESCRÚPULOS, ONDE OS NEGÓCIOS PÚBLICOS SÃO GERIDOS PELA “BRASILIENSE COSA NOSTRA”.

O PAÍS DO FUTURO JAMAIS CHEGARÁ SEM QUE HAJA RESPONSABILIDADE SOCIAL E COM OS  GASTOS PÚBLICOS.

JÁ PERDEMOS A CAPACIDADE DE NOS INDIGNAR.
PORÉM, O PIOR É ACEITARMOS ESSAS COISAS, COMO SE TIVESSE QUE SER ASSIM MESMO,  OU QUE NADA TEM MAIS JEITO. “

Bom, aquí chegamos em mais uma coisa que eu queria comentar:
Já perdemos a capacidade de nos indignar” !!!!!!
É verdade! Estamos tão acostumados com isso, com a corrupção, que já quase nem vemos mais!
Lembra daquela notícia de adulteraçao do LEITE de agosto de 2008??????? E das datas de validade vencidas (e adulteradas) na carne da merenda escolar??? É a comida das nossas crianças!!!
A gente vê as reportagens de corrupção no jornal, na TV, uma atrás da outra, e não faz nada! Também, são uma atrás da outra!!! E uma a uma vão sendo arquivadas, ou a pessoa é condenada e recorre... e nada vai acontecendo...

Desde que chegamos aqui eu fico observando o comportamento das pessoas e, como já comentei algumas vezes, existe um sentimento de comunidade, de grupo.
Eu sinto que no Brasil estamos sempre vigilantes, como se as pessoas ao redor representassem risco, perigo. Aquí não, aquí as pessoas são mais tranquilas, e isso se percebe até pelos cachorros, que são tão tranquilos quanto seus donos. E esse grupo de pessoas luta junto por um futuro melhor, luta contra a corrupção.

Por exemplo, os “Indignados”, que tomaram os prédios públicos que estavam abandonados para que pessoas que estavam sem teto por causa da crise pudessem morar. Talvez por o país ser muito menor, ou por eles já terem passado por tantas guerras... são muito CIDADÃOS, informados e unidos. EDUCADOS

Eles aquí estão assustadíssimos com a Crise, Indignados. Mas quando você compara com o Brasil, tem que ver que aquí com crise ainda está muito melhor do que no Brasil sem Crise!!!! Temos que repensar a nossa falta de indignação e mobilização no Brasil!

Algumas vezes eu não entendia por que tinha essa gente que ia morar no exterior, e vinha falar do Brasil. Uma até falou da história do sapo na panela de água quente. Conhece?
É que se vc tentar colocar um sapo em uma panela de água muito quente, ele vai pular e fugir. Mas se vc colocar o sapo na água fria e for esquentando, ele morre cozido sem preceber. E ela quis dizer com isso que quando a gente está no Brasil, a gente se acostuma com a água quente, e está cozinhando sem preceber. Só dá para ver bem quando a gente está olhando de fora!!!!

Um texto de um amigo, e escritor de crônicas e poesia que admiro, João Carlos Borian, me ensinou que quando Dom João XI veio para o Brasil, expulso por Napoleão da Europa, trouxe os seus amigos no navio, e criou um serviço Burocrático caríssimo ao povo, que sustentasse confortavelmente seus amigos no Brasil. Isso em 1807.
Tá entranhado no povo...

Mas pior do que isso, é que a corrupção está entranhada no nosso povo também no jeitinho Brasileiro. Tá, muitas vezes o jeitinho Brasileiro é uma forma de solucionar um problema de uma maneira criativa, às vezes até utilizando menos recursos, como a gente está bem acostumado (infelizmente). Mas na grande maioria das vezes, o termo é utilizado para solucionar um problema de uma forma não lícita, furar uma fila, fazer um “gato”.

Um dia eu fui em uma festa infantil com a Bia, lá em Londrina. Tinha uma fila, na qual as crianças estavam, algumas sós e outras com a mãe ou com o pai, esperando para ganhar um balão de cachorrinho, espada, ou seja o que for, de uma palhaça. Sempre dá uma aglomeradinha na boca da fila porque todo mundo quer ver o palhaço fazendo os bichos, né? E nesse aglomeradinho, várias mães se infiltravam na fila, lá na frente, COM SEUS FILHOS!!! Ou seja, crianças, desde pequenininhas, aprendendo que ser esperto e furar fila é o certo!!!

Isso aconteceu também em uma escola particular, na cantina. Eu estava na filha, faltavam umas duas ou três pessoas (crianças e adultos) a serem atendidas. Bateu o sinal para os maiores (11, 12 anos) virem ao recreio, e eles chegaram invadindo a cantina, se meteram no balcão, e a atendente atendeu eles primeiro!!! Ou seja, outro belo ensinamento, reforço, agora na escola, de que você não deve respeitar seu próximo!!!

Outra coisa são as novelas. Geralmente o mau-bem-mau, o assassino, acaba morrendo no final, né? Mas e o espertalhão, o que rouba, o que engana, o que mente, o que trai, o que tem duas mulheres, esses acabam olhando para câmera e dando uma piscadinha no final da novela. Sempre se dão bem! Que mensagem, não?? Isso é o que as pessoas vêem, de duas a três horas por dia!!!

Tá, mas onde eu queria chegar com isso?

Na frase do e-mail:
JÁ PERDEMOS A CAPACIDADE DE NOS INDIGNAR.
PORÉM, O PIOR É ACEITARMOS ESSAS COISAS, COMO SE TIVESSE QUE SER ASSIM MESMO,  OU QUE NADA TEM MAIS JEITO. “

Precisamos pensar em como mobilizar o povo Brasileiro no combate à corrupção, visto que a mesma está tão entranhada na cultura brasileira, que as pessoas como que já se conformaram, e não vêem como resolver. Antes de tudo, é preciso fazer com que as pessoas realmente se revoltem com a corrupção, e tenham uma visão de como se unirem para lutar contra, mesmo sem o apoio dos meios de televisão (que geralmente sao a unica fonte de movimento, e que por muitas e muitas vezes, manipula o povo para se mobilizar para fazer o que a elite da televisão quer).

E ainda do e-mail:
Que país é este que junta milhões numa marcha gay, outros milhões numa marcha evangélica, muitas centenas numa marcha a favor da maconha, mas que não se mobiliza contra a corrupção? (segundo o e07/07/2011 Juan Arias, correspondente no Brasil do jornal espanhol El País)”

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/onde-estao-os-indignados-do-brasil-por-que-os-brasileiros-nao-reagem/

Bom, vamos parar de engolir e ficar quietos! Se podemos unir forças por outras causas, é claro que podemos nos unir contra a corrupção, como inclusive foi iniciado pela mobilização pela da Lei da Ficha Limpa! Vamos continuar

Uma coisa que tem sido muito inspiradora é a ação da AVAAZ (quem não conhece, http://www.avaaz.org/po/ , uma das responsáveis pela aprovação da Lei da Ficha Limpa), dos Indignados, Protesters, onde o povo mostra seu poder para mudar o sistema!!!

E deixo também o link para uma entrevista do admirável deputado federal José Antonio Reguffe (PDT-DF), que está dando o exemplo para nossos políticos e todos os brasileiros, de que é possível mudar NOSSO sistema!

O BRASIL É UM PAÍS MUITO RICO! SE CONSEGUISSEMOS ACABAR COM OS GASTOS DESNECESSÁRIOS PARA MANTER ESSA GIGANTE MÁQUINA E ACABAR COM OS DESVIOS DE DINHEIRO, SERÁ QUE NÃO SOBRARIA DINHEIRO PARA INVESTIMENTO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO, E REDUÇÃO DE IMPOSTOS - QUE GERARIA CRESCIMENTO ECONÔMICO????
SE CONSEGUIRMOS FAZER ISSO, NINGUÉM SEGURA O BRASIL!!!!

Se leu até aquí, muito obrigada por sua paciência :)
Vamos nos unir a essa grande mobilização global por um mundo melhor?!

2 comentários:

  1. Não acha que deveria divulgar este post como uma carta aberta nos jornais, face.. etc?? Eu ajudo a divulgar. Parabéns pela reflexão e pelo cutucão! Estou com vc!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não tinha pensado em sair assim com essa carta, mas estou aos poucos colocando uns links no facebook... Vamos nos mobilizar??

    ResponderExcluir