Olá, hoje vou contar um pouquinho sobre como funciona o sistema de saúde aqui na Catalunya.
Bom, quando chegamos, alugamos nosso apê, e com o contrato, fomos encaminhados à Assistencia Cidadã. Na assistência cidadã eles fizeram nosso "empadronamento", que significa que temos registro e somos cidadãos Sabadelenses. Uma vez com o empadronamento, fomos encaminhados a outro setor, que verificou nosso endereço e nos encaminhou para a escola mais próxima que tinha vaga, e a Bia começou a ir à escola pública e gratuita cerca de 15 dias depois que a gente chegou aqui (!!!).
Aqui existem dois tipos de escolas: as públicas, onde não se paga mensalidade, e as Consertadas, onde se paga uma pequena mensalidade para fazer melhorias nas escolas. Em todas as escolas, sejam públicas ou consertadas, quem paga os professores é a Generalitat, que é o Governo do Estado. O ensino é excelente, na segunda série há aulas de Catalão (o Português daqui), matemática, computação, castelhano (espanhol), inglês, música, educação física, meio ambiente... Há também aulas de acolhida para os estrangeiros irem se adaptando. O material, livros e lanches é pago pelos pais. Como a Bia estava no final da primeira série, e entrou no segundo mês da segunda série (porque as aulas aqui começam em setembro), a professora passa para ela atividades diferentes das outras crianças para ela ir acompanhando. Mas ela já escreve com letras Caixa alta e baixa, inclusive cursiva (com alguma dificuldade), faz contas de somar e diminuir, com um e dois dígitos, e está iniciando nesse mês com três dígitos.
Voltando ao empadronamento, assim que fizemos também fomos encaminhados ao setor de saúde, onde fizemos nosso cadastro, e à excessão do Célio, que é bolsista e por isso existe a exigência de seguro de saúde pelo CNPq, recebemos nossa carteirinha de saúde pública, que chama-se "targeta sanitária". Como a Bia voltou a olhar de lado para ler longe, marcamos no dia 09 de janeiro uma consulta para hoje (!!!), cerca de uma semana depois, e fomos atendidos no horário (!!!) por um médico clínico geral muito simpático, que nos marcou um retorno para revisão para dia 03 de fevereiro, encaminhou para o oftalmo, e para o dentista (amanhã de manhã !!!) porque o dentinho da Bia começou a nascer, mas o que estava mole ainda não caiu. É mole ou quer mais???
Tudo isso serviço público... Invejável, não??? Deveríamos lutar por um sistema assim no Brasil, não deveríamos? Ainda mais porque temos uma das maiores cargas tributárias do mundo!!!!
Bom, vou dormir logo que amanhã cedo tem dentista...
Beijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário