domingo, 4 de março de 2012

Antes tarde do que nunca...

Nos últimos tempos o blog acabou ficando meio esquecido. Desculpem, meus queridos amigos e família, que acompanham o Blog... Mas eu não esqueci de vocês, não!

É que foi acontecendo tanta coisa, tantas correrias... A rotina acabou se transformando em uma rotina de verdade, que absorve a gente. E além disso, parece que tem tanta coisa acontecendo aí no Brasil, que o tempinho que eu estava tendo dava uma espiada no face, para me atualizar e tentar ajudar a divulgar:

Greve da polícia em Salvador, violentamente abafada...

Despejo e destruição das casas de 6000 pessoas em Pinheirinhos (SP), cujos ex-moradores continuam empilhados em abrigos, e o dinheiro que a prefeitura DISSE que ia dar, para o aluguel solidário, NÃO DEU... Quem tinha conseguido uma casa não teve como pagar e foi despejado... continuam empilhados em abrigos, como se fossem objetos...

Prisão dos 17 bombeiros do Rio em Bangu I, por ter FEITO GREVE por melhores salários...

Aumento de mais de 100% nos salários dos vereadores, em Londrina, MINHA CIDADE!!! …

Juízes de SP aprovando auxílio-tablet para eles mesmos...

MAS AO MESMO TEMPO:

Ficha limpa aprovada (pressão popular!!!)

Manutenção do poder do CNJ (pressão popular!!!)

Deputados do Distrito Federal aprovam fim do 14o. e 15 o. salários deles !!!

Quer dizer, se o povo ficar ligado, e mostrar que está de olho, o pessoal que está lá em cima começa a ver que não vamos ficar mais aceitando esse tipo de comportamento.

Se eu tenho carro, casa própria e convênio médico, tem uma porcentagem imensa da população que não tem nem comida!!! É por eles que a gente debe começar a lutar. O mundo não é meu, não é seu... Nem nosso! O mundo é um lugar habitado por nós. Então a terra e os bens, a comida, não são meus, nem seus, estão aí para serem desfrutados por todos, com parceria, responsabilidade e generosidade!

A gente tem que começar a pensar nisso, e ver que temos uma parcela grande de responsabilidade em simplesmente NÃO FAZER NADA...

Então, dia 21 de abril vamos nos unir à mobilização pelo DIA DO BASTA! Vamos mostrar que estamos de olho, e que somos capazes de nos unir! Na sua cidade já tem gente organizando? Procure as comunidades do Dia do Basta no facebook. Se não tiver, que tal começar a organizar?

Bom, eu comecei a falar isso porque ia atualizar o Blog, rsrsrs. Me empolguei...

Então vamos lá...

Estamos tão atrasados (eu e o Blog, rs) que nem sei por onde começar. Então vou começar pela visita dos meus sogros e cunhados.

Eles vieram para cá em fevereiro, e ficaram uma semana. Fizemos muuuuuita coisa!!!
Primeiro dia é aquela odisséia para fazer o percurso entre o aeroporto de Barcelona e a nossa casa, em Sabadell. Fiz um almocinho bem Brasileiro, arroz, feijão, carne e salada, porque ninguém merece ficar tanto tempo comendo comida de avião e aeroporto, rsrs. Aliás, cabe contar aqui que eles tiveram 24 horas de viagem, pois foram de Lages a Floripa de carro, e depois de Floripa a SP, SP a Lisboa e Lisboa a Barcelona!!!

Bom, na primeira ida a Barcelona, no segundo dia, visitamos a via de Gracia, com as casas Batló, Lléo Moreira, La Pedreira e a Sagrada Família.
No dia seguinte fomos passear pelo comércio Sabadelense,
No sábado à tarde fizemos um Tour pelo Bairro Gótico, tendo como guia a Historiadora e grande amiga Cristina Rosa (Brasileira, e minha amiga de adolescência!). Recomendo muito! É completamente diferente conhecer o Bairro Gótico, ou qualquer ponto que seja, sabendo o que você está vendo! Começamos o passeio pelo Ajuntamento (Prefeitura), passamos pela Rambla, e depois adentramos ao Bairro Gótico. Seguem algumas fotos desse passeio!
Participaram também do passeio outra super-amiga minha, a Juliana Rubira, que trabalhou comigo na INESUL, em Londrina, e está fazendo pós-doc em Toulouse, França! Ela, a mãe e a Irmã!!! Que dia mais especial!!!


No penúltimo dia meus sogros e cunhados foram a Barcelona para fazer o CitySeightSeeing, aquele tour com aquele ônibus vermelho. Nós não fomos, pois além de já termos ido, e desta forma ficar meio caro, estava muito frio... E é claro, para fazer o tour pela cidade, tem que ficar até o último minuto! A pena que me deu é que eles ficaram com peso na consciência de ter voltado apenas à noite. Mas a gente já sabia, e ficamos felizes que eles fizeram, porque sabemos que vale muuuito a pena!!!

O Júnior e a Ane visitaram, pela manhã, a Sagrada Família por dentro, e amaram. Para mim, foi ótimo, pois o Célio ficou todo animado para ir, kkk. Antes só eu que estava toda animada.

E fomos, faz uma semana.
É maravilhoso, fantástico, impressionante, inacreditável!!!
Realmente uma obra de arte monumental. Dentro, parece que você está em uma floresta de um tom rosado. Os vitrais fazem com que a luz do sol que entra fique toda colorida. As colunas são chamadas de colunas arbóreas, ou algo do gênero... É fantástico. 

Foto da internet, aparente mente com missa (que só acontece uma vez por mês, se entendi bem).
E quando você sobre de elevador, o que custa mais 3 euros, pode ver de perto as torres cheias de mosaico, em formas de frutas, trigo... é inimaginável e indiscritível! É tanto IN (impressionante, inacreditável, inimaginável e indiscritível) que até parece mentira... mas não é!. 


Para saber, só entrando... Gaudi tem uma relação fascinante com a natureza, e consegue reproduzir, ou reler a natureza nas suas obras de uma forma emocionante. Como a Ane disse no face, as fotos mais bonitas vocês podem achar procurando na internet... agora, a emoção, só entrando...

E ter o audioguia é essencial, pois só assim a gente consegue entender todos os detalhes do projeto de Gaudi, que ainda demorará muito tempo para ficar pronto.

A Sagrada Família tem quatro fachadas. O Nascimento e a Morte, que são da frente e de trás, e os dos lados, que não lembro o nome. Os primeiros são completamente diferentes, e o são propositalmente. O do nascimento parece um castelo de areia na praia, todo escorrido. Cheio de animais (tartarugas, pássaros, gansos, vacas, carneiros...), passagens sobre a vida de Jesus relacionados ao seu nascimento. Lindo! 



A fachada da morte é bastante dura, sobre a morte. Como vocês podem ver nas fotos, as pessoas são retratadas de formas mais geométricas, seguindo o modelo das máscaras do telhado de La Pedreira (Casa Milá). 

A fachada lateral direita tem vitrais maravilhosos, e existem muitas gárgolas e animais como serpentes, lagartos (Dracs, como chamam aquí), caracóis, sapos, simbolizando que estas gárgolas estaria fugindo da luz de dentro.

Nas colunas de dentro tem umas “pedras” ovais, acima, que parecem pedras de anéis, e saí de lá, por tudo querendo um anel com uma pedra como aquelas. Fui na lojinha, não tinha... fui nas bancas da rua, não tinha... Mas achei um anel mais Gaudi do que qualquer outro anel poderia ser... é uma concha, daquelas espiraladas, que está furada lateralmente para ser um anel, e a parte maior foi cortada, para ficar plana, mostrando o desenho “enrolado”. Amei, e é a minha grande lembrança de Gaudi, como mais ninguém poderia fazer. O que a natureza fez, sua grande inspiração. 



Outra coisa que fizemos nesses dias passados foi participar de uma (na verdade duas!) Calçotadas. Uma com um grupo de Brasileiros, a convite da Cris e o David, na Casa do Claudião, e outra na Casa da Cris, logo depois de visitarmos a Sagrada Família.



Mas para vocês saberem o que é a calçotada vão ter que clicar nesse link aquí embaixo, e visitar o blog da Cristina Rosa (a Historiadora), que ela já explicou!!! E vale a pena!!!

http://soldebarcelona.blogspot.com/2012/02/carnaval-e-calcotes.html?showComment=1330210902176#c3168432999525106556

beijos a todos!!!

Ps: depois conto da minha aula de Expressão corporal! (Tô escrevendo no Metrô, e minha estação está chegando!)
Ps2: confesso que não revisei... se acharem erros, me digam! não deu tempo, vou dormiiiir! Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário