segunda-feira, 5 de março de 2012

INFORME-SE SOBRE A DESAPROPRIAÇÃO DO QUILOMBO RIO DOS MACACOS PELA MARINHA

AFINAL, A TERRA É DE QUEM?

O QUE DEFINE, NESSE MUNDO CAPITALISTA ABSURDO QUEM É "DONO" DE UM PEDAÇO DO PLANETA?

TÁ, E QUEM CHEGOU LÁ ANTES?

O Quilombo Rio dos Macacos, uma das comunidades mais antigas de descendentes de escravos no Brasil, despertou na manhã de domingo, dia 4 de março, sob ameaça de despejo e cercada pela polícia militar. A ordem de reintegração de posse das suas terras, no estado da Bahia, onde vivem mais de 50 famílias, está a ser feita pela Marinha do Brasil e tinha data marcada para este domingo, conforme o Global Voices reportou a 21 de fevereiro...
http://pt.globalvoicesonline.org/2012/03/05/brasil-quilombo-rio-dos-macacos-policia/

"Segundo a comunidade, na década de 70, quando foi criada a Base Naval de Aratu, começou o problema. Ainda de acordo com os moradores, as famílias vivem no Quilombo Rio dos Macacos desde a época da abolição da escravatura.De acordo com Hugo Dantas, integrante do movimento pró-Rio dos Macacos os moradores não pretendem sair do local. "Imaginamos que isso seja uma ameaça para a desocupação da comunidade, que está aqui há mais de 200 anos. A Marinha chegou depois, há 42 anos. Foram eles, os moradores, que ajudaram a construir a Vila Naval. Eles vivem constrangidos, porque hoje são impedidos de plantar, de colher, de comercializar", comenta."
camaraempauta.com.br/portal/artigo/ver/id/2113/nome/Quilombo_Rio_dos_Macacos_vive_dia_de_Pinheirinho
 





Abaixo-assinado Pela Manutenção da posse e Titulação do Quilombo do Rio dos Macacos- Bahia

domingo, 4 de março de 2012

Antes tarde do que nunca...

Nos últimos tempos o blog acabou ficando meio esquecido. Desculpem, meus queridos amigos e família, que acompanham o Blog... Mas eu não esqueci de vocês, não!

É que foi acontecendo tanta coisa, tantas correrias... A rotina acabou se transformando em uma rotina de verdade, que absorve a gente. E além disso, parece que tem tanta coisa acontecendo aí no Brasil, que o tempinho que eu estava tendo dava uma espiada no face, para me atualizar e tentar ajudar a divulgar:

Greve da polícia em Salvador, violentamente abafada...

Despejo e destruição das casas de 6000 pessoas em Pinheirinhos (SP), cujos ex-moradores continuam empilhados em abrigos, e o dinheiro que a prefeitura DISSE que ia dar, para o aluguel solidário, NÃO DEU... Quem tinha conseguido uma casa não teve como pagar e foi despejado... continuam empilhados em abrigos, como se fossem objetos...

Prisão dos 17 bombeiros do Rio em Bangu I, por ter FEITO GREVE por melhores salários...

Aumento de mais de 100% nos salários dos vereadores, em Londrina, MINHA CIDADE!!! …

Juízes de SP aprovando auxílio-tablet para eles mesmos...

MAS AO MESMO TEMPO:

Ficha limpa aprovada (pressão popular!!!)

Manutenção do poder do CNJ (pressão popular!!!)

Deputados do Distrito Federal aprovam fim do 14o. e 15 o. salários deles !!!

Quer dizer, se o povo ficar ligado, e mostrar que está de olho, o pessoal que está lá em cima começa a ver que não vamos ficar mais aceitando esse tipo de comportamento.

Se eu tenho carro, casa própria e convênio médico, tem uma porcentagem imensa da população que não tem nem comida!!! É por eles que a gente debe começar a lutar. O mundo não é meu, não é seu... Nem nosso! O mundo é um lugar habitado por nós. Então a terra e os bens, a comida, não são meus, nem seus, estão aí para serem desfrutados por todos, com parceria, responsabilidade e generosidade!

A gente tem que começar a pensar nisso, e ver que temos uma parcela grande de responsabilidade em simplesmente NÃO FAZER NADA...

Então, dia 21 de abril vamos nos unir à mobilização pelo DIA DO BASTA! Vamos mostrar que estamos de olho, e que somos capazes de nos unir! Na sua cidade já tem gente organizando? Procure as comunidades do Dia do Basta no facebook. Se não tiver, que tal começar a organizar?

Bom, eu comecei a falar isso porque ia atualizar o Blog, rsrsrs. Me empolguei...

Então vamos lá...

Estamos tão atrasados (eu e o Blog, rs) que nem sei por onde começar. Então vou começar pela visita dos meus sogros e cunhados.

Eles vieram para cá em fevereiro, e ficaram uma semana. Fizemos muuuuuita coisa!!!
Primeiro dia é aquela odisséia para fazer o percurso entre o aeroporto de Barcelona e a nossa casa, em Sabadell. Fiz um almocinho bem Brasileiro, arroz, feijão, carne e salada, porque ninguém merece ficar tanto tempo comendo comida de avião e aeroporto, rsrs. Aliás, cabe contar aqui que eles tiveram 24 horas de viagem, pois foram de Lages a Floripa de carro, e depois de Floripa a SP, SP a Lisboa e Lisboa a Barcelona!!!

Bom, na primeira ida a Barcelona, no segundo dia, visitamos a via de Gracia, com as casas Batló, Lléo Moreira, La Pedreira e a Sagrada Família.
No dia seguinte fomos passear pelo comércio Sabadelense,
No sábado à tarde fizemos um Tour pelo Bairro Gótico, tendo como guia a Historiadora e grande amiga Cristina Rosa (Brasileira, e minha amiga de adolescência!). Recomendo muito! É completamente diferente conhecer o Bairro Gótico, ou qualquer ponto que seja, sabendo o que você está vendo! Começamos o passeio pelo Ajuntamento (Prefeitura), passamos pela Rambla, e depois adentramos ao Bairro Gótico. Seguem algumas fotos desse passeio!
Participaram também do passeio outra super-amiga minha, a Juliana Rubira, que trabalhou comigo na INESUL, em Londrina, e está fazendo pós-doc em Toulouse, França! Ela, a mãe e a Irmã!!! Que dia mais especial!!!


No penúltimo dia meus sogros e cunhados foram a Barcelona para fazer o CitySeightSeeing, aquele tour com aquele ônibus vermelho. Nós não fomos, pois além de já termos ido, e desta forma ficar meio caro, estava muito frio... E é claro, para fazer o tour pela cidade, tem que ficar até o último minuto! A pena que me deu é que eles ficaram com peso na consciência de ter voltado apenas à noite. Mas a gente já sabia, e ficamos felizes que eles fizeram, porque sabemos que vale muuuito a pena!!!

O Júnior e a Ane visitaram, pela manhã, a Sagrada Família por dentro, e amaram. Para mim, foi ótimo, pois o Célio ficou todo animado para ir, kkk. Antes só eu que estava toda animada.

E fomos, faz uma semana.
É maravilhoso, fantástico, impressionante, inacreditável!!!
Realmente uma obra de arte monumental. Dentro, parece que você está em uma floresta de um tom rosado. Os vitrais fazem com que a luz do sol que entra fique toda colorida. As colunas são chamadas de colunas arbóreas, ou algo do gênero... É fantástico. 

Foto da internet, aparente mente com missa (que só acontece uma vez por mês, se entendi bem).
E quando você sobre de elevador, o que custa mais 3 euros, pode ver de perto as torres cheias de mosaico, em formas de frutas, trigo... é inimaginável e indiscritível! É tanto IN (impressionante, inacreditável, inimaginável e indiscritível) que até parece mentira... mas não é!. 


Para saber, só entrando... Gaudi tem uma relação fascinante com a natureza, e consegue reproduzir, ou reler a natureza nas suas obras de uma forma emocionante. Como a Ane disse no face, as fotos mais bonitas vocês podem achar procurando na internet... agora, a emoção, só entrando...

E ter o audioguia é essencial, pois só assim a gente consegue entender todos os detalhes do projeto de Gaudi, que ainda demorará muito tempo para ficar pronto.

A Sagrada Família tem quatro fachadas. O Nascimento e a Morte, que são da frente e de trás, e os dos lados, que não lembro o nome. Os primeiros são completamente diferentes, e o são propositalmente. O do nascimento parece um castelo de areia na praia, todo escorrido. Cheio de animais (tartarugas, pássaros, gansos, vacas, carneiros...), passagens sobre a vida de Jesus relacionados ao seu nascimento. Lindo! 



A fachada da morte é bastante dura, sobre a morte. Como vocês podem ver nas fotos, as pessoas são retratadas de formas mais geométricas, seguindo o modelo das máscaras do telhado de La Pedreira (Casa Milá). 

A fachada lateral direita tem vitrais maravilhosos, e existem muitas gárgolas e animais como serpentes, lagartos (Dracs, como chamam aquí), caracóis, sapos, simbolizando que estas gárgolas estaria fugindo da luz de dentro.

Nas colunas de dentro tem umas “pedras” ovais, acima, que parecem pedras de anéis, e saí de lá, por tudo querendo um anel com uma pedra como aquelas. Fui na lojinha, não tinha... fui nas bancas da rua, não tinha... Mas achei um anel mais Gaudi do que qualquer outro anel poderia ser... é uma concha, daquelas espiraladas, que está furada lateralmente para ser um anel, e a parte maior foi cortada, para ficar plana, mostrando o desenho “enrolado”. Amei, e é a minha grande lembrança de Gaudi, como mais ninguém poderia fazer. O que a natureza fez, sua grande inspiração. 



Outra coisa que fizemos nesses dias passados foi participar de uma (na verdade duas!) Calçotadas. Uma com um grupo de Brasileiros, a convite da Cris e o David, na Casa do Claudião, e outra na Casa da Cris, logo depois de visitarmos a Sagrada Família.



Mas para vocês saberem o que é a calçotada vão ter que clicar nesse link aquí embaixo, e visitar o blog da Cristina Rosa (a Historiadora), que ela já explicou!!! E vale a pena!!!

http://soldebarcelona.blogspot.com/2012/02/carnaval-e-calcotes.html?showComment=1330210902176#c3168432999525106556

beijos a todos!!!

Ps: depois conto da minha aula de Expressão corporal! (Tô escrevendo no Metrô, e minha estação está chegando!)
Ps2: confesso que não revisei... se acharem erros, me digam! não deu tempo, vou dormiiiir! Beijos!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

PERFORMANCE EM ESCOLA DE BARCELONA

No dia 17 de fevereiro, Carnaval, eu, a Palhaça da Troupe Volare fui convidada a fazer uma performance em uma escola infantil, em Badia del Valles/Barcelona, na Espanha (mais especificamente na Região da Catalunya), para crianças de 4 meses a 3 anos, e suas famílias.

Primeiro aconteceu um desfile pelas ruas de Badia del Valles, e posteriormente uma festa na escola.



Aprendi muitas coisas nesses seis meses que estou vivendo em Sabadell, Barcelona. Uma delas é porque o palhaço é tão reconhecido e respeitado na Europa. Aqui, as pessoas são muito fechadas, e não se permitem demonstrar o que realmente sentem. Pude ver, ontem (19/02), que aqui as pessoas, na platéia de uma apresentação de dança ou de um desfile, mesmo de CARNAVAL, quase não se movimentam. Apenas olham e aplaudem. Paradas. Existe uma distância grande entre um artista em geral (atores, dançarinos, músicos) e seu público.

E o palhaço é o artista que tem o poder, o dom talvez, de quebrar essa barreira, e fazer com que as pessoas se permitam sorrir, se movimentar, conseguir expressar o seu verdadeiro EU, a criança que ainda existe escondidinha lá no fundo.


No Brasil, especialmente nas grandes cidades, as pessoas se tornam cada vez mais individualistas, estressadas com seus trabalhos, sem tempo para os filhos... E esse momento de descontração, de união, de comunidade do grupo ou da platéia, onde todos riem juntos, cantam juntos, criam ritmos com palmas JUNTOS, as pessoas podem tirar suas máscaras e viver o presente, ser uma comunidade.

Ontem mesmo, Lola Spaza me dizia que "o nariz do palhaço é a menor máscara do mundo". é verdade, mas é uma máscara que não esconde, na verdade revela. Com essa máscara mágica, a pessoa do palhaço também se permite ser quem é. Segundo o Rafael Barreiros, Palhaço Alípio, no curso Levando o Riso a Sério, "o palhaço é seu EU expandido".
Não precisa na verdade ser um nariz. Pode ser uma sombrinha, um chapéu, alguma coisa com a qual a pessoa do palhaço sinta que se tranformou. A professora da escola que me convidou para fazer a performance na festa disse que minha sombrinha era mágica, porque a permitiu fazer coisas que ela nunca fez, como dançar, cantar, SAMBAR!!! Na verdade a criança está dentro dela, é só ela se permitir libertá-la...

Foi extremamente gratificante ir vendo sorrisos aparecendo nos rostos antes sérios, tanto na escola quanto ontem, no desfile de carnaval.

Aliás, gostaria de agradecer, minha à amiga Carmem, a professora, pelo convite. Foi uma experiência extremamente enriquecedora.

Grande abraço a todos!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

DIREITOS HUMANOS URGENTES - Despejo de Índios de Laranjeira Nhanderu


"A terra indígena Laranjeira Nhanderu (territorio Guarani Kaiowá-) está com ordem de despejo acionada. Tudo isso pq a FUNAI não fez o estudo antropológico da terra. Os Guaranis estão na terra há 40 anos. Falei hoje com um deles.Estão vendo como e onde esconder as crianças já que o ataque é previsível. O pessoal não consegue dormir, nem comer. Lideranças continuam recebendo constantes ameaças dizendo que eles serão mortos e de forma violenta e cruel. É importante darmos visibilidade a essa situação para fazermos uma pressão política contra esse derramamento de sangue!!!!"





 http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/noticias/2421-aldeia-no-ms-sofre-ameaca-de-despejo-de-territorio-guarani-kaiowa

http://www.francodarochanews.jex.com.br/anistia+internacional/a+terra+indigena+laranjeira+nhanderu+territorio+guarani+kaiowa+esta+pela+quarta+vez+com+ordem+de+despejo+acionada+em+todos+os+despejos+sofridos+todas+as+construcoes+indigenas+casa+grande+e+o+proprio+territorio+foram+destruidos+pela+policia+federal

http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=6080&action=read

 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

COMO É A SAÚDE, EDUCAÇÃO, BENEFÍCIOS PÚBLICOS AQUI NA CATALUNYA??

     Bom, hoje levei a Bia ao médico de novo, para a 1a. Revisão, e resolvi falar um pouco sobre os serviços públicos aquí em Sabadell.

     Como acho que já disse, ao chegar aquí e conseguir um apartamento, ao fecharmos o contrato na imobiliária nos deram o contrato e nos encaminharam à Assistência ao Cidadão, para fazer o “Empadronamento” (Registro). A partir daí, passamos a ser considerados moradores da cidade, Cidadãos.
     Ali nos deram 3 folhas de papel para cada um, que são como um certificado de empadronamento, para usarmos para a Escola, Saúde, e outra para ficar conosco.
     Nos encaminharam para o responsável pela escola. A pessoa que nos recebeu viu nosso endereço naquela folha, verificou qual era a escola mais próxima, mas esta não tinha vaga, porque é muito pequena, e nos encaminhou para a segunda mais perto de nossa casa (cerca de 10 minutos caminhando). Ficaram de nos ligar da escola para confirmar a chamada, o que aconteceu cerca de uma semana depois. Aliás, antes de a escola nos chamar, cada pessoa que a gente conhecia nos perguntava preocupada: e a escola? Ela não está indo para a escola??? (Bem como no Brasil, rs).
     Nos chamaram da escola, e fui fazer a matrícula. Existem as escolas públicas (não há mensalidade) e as concertadas (mensalidade de cerca de 40 a 60 Euros, para melhorias na escola). A da Bia é Pública. A gente paga pelo Material (cerca de 100 Euros), e pelos passeios (cerca de 60 Euros, que vale para todo o ano), além dos livros. A alimentação na escola funciona assim: a criança leva o lanche dela de manhã, e se ella for ficar na hora do almoço, tem que pagar 7 Euros por dia (Caaaaro), a menos que tenha uma bolsa, que vai de 50% a 100% de desconto). A maioria das mães que não trabalham buscam seus filhos para comer em casa, e levam novamente à tarde, onde ficam das 3 às 4:30.
     Para fazer a matrícula também é necessário ter a Targeta Sanitária (tipo um cartão do SUS), e nos encaminharam ao local onde se faz isso, local onde também acontece o atendimento de saúde primária. Então, fui lá com nosso documento de empadronamento e passaporte, fizemos as cópias, e fiz as targetas minha e da Bia. Simples assim.
     A primeira vez que precisei de médico eu ainda tinha a targeta provisória, não sabia como funcionava, acabei não indo, e esperando melhorar. Aí me informei direitinho, além de receber minha targeta oficial.
     Desde lá, utilizamos para levar a Bia ao médico para encaminhar para um oftalmo, faz uma semana (ainda não recebi a chamada para marcar a data do oftalmo, porque a consulta é em outro local. Esperamos cerca de 15 minutos para sermos atendidas por um médico muito simpático, que encaminhou para o oftalmo e marcou uma consulta de revisão, que foi hoje.
     Além disso, no dia da primeira visita perguntei se dava para encaminhar para dentista, pois o dentinho de trás estava nascendo e o da frente não caía. Fui na atendente, que marcou para o dia seguinte(!!!) de manhã.  Fomos no dia seguinte, onde aguardamos cerca de meia hora, e a dentista fez a consulta, aplicou a anestesia e arrancou o dentinho.
     Depois disso, eu fui fazer uma consulta porque queria voltar a tomar a minha Lamotrigininha querida, porque andava muito briguenta... Daí a médica conversou comigo, para ver o que eu usava aquí, e me deu a receita. Fui à farmácia, e paguei, com a receita, 0,75 Euros pelo remédio (com 52 comprimidos), que sem receita custa 7 Euros, e no Brasil, custa cerca de 70 reais (com 30 comprimidos!!!). Beleza, não?
     Hoje retornei com a Bia ao médico, que encaminhou para a enfermeira, que fez a anamnese (colheta de dados), avaliou a carteira de vacinação, mediu, pesou, verificou a pressão, avaliou os arcos plantares, as pernas, fez avaliação postural e de marcha. O médico veio, e fez palpação de abdomen, avaliou novamente arcos plantares e postura, avaliou nariz e dentes. Como era “só” uma revisão, e estava tudo bem, tchau e bênção, rsrs.
     Temos que ir tirar o outro dentinho, que o de trás está nascendo também.

     O Célio também teve seus momentos de utilizar os serviços de saúde da Cidade. Mas, como ele é bolsista e tem seguro, a moça informou, toda constrangida, pedindo desculpa, que ele teria que pagar. Ele teve uns sintomas neurológicos que apavoraram a gente. Por cerca de um minuto, perdeu a sensibilidade do braço, além de ver uns luscofuscos no canto do olho. Fomos ao hospital, onde a recepcionista recebeu o pagamento, deu o recibo e informou onde pegávamos a fatura para o seguro (o que peguei tranquilamente no dia seguinte).
     Uma amigona minha, a Gessy, foi buscar a Bia, porque se eu não podia entrar com ela. O célio entrou, e em cerca de dez minutos foi chamado para a triagem, e dapois de cerca de meia hora, nos chamaram para o consultório médico, onde um Rqualquer coisa (Residente, tem R1, R2, R3...) nos atendeu, com muita dedicação, fez todos os teste, pois havia uma suspeita de derrame, né? História do evento, história pregressa, avaliação física, força dos braços, piscar, língua para fora, pernas, sensibilidade... sempre nos tranquilizando. Os luscofuscos sugeriam que não fosse derrame, e sim Enxaqueca. Foi feita coleta de sangue e EEG (tudo incluído no valor que ele pagou, cerca de 90 Euros). Esperamos o resultado do exame de sangue, que saiu em cerca de 20 minutos, e fomos chamados por outra médica, Ralguma-coisa-mais, também muito atenciosa, que fez novamente os exames físicos, alguns a mais, e realmente dizendo que provavelmente ele teve uma crise de Enxaqueca, mas uma enxaqueca sem dor. Ou seja, teve a Aura da enxaqueca (que podem ser sintomas como os luscofuscos, e raramente alteração da fala ou sensibilidade), sem ter a dor da enxaqueca. Trabalhando demais no computador, fazer o que...
     Enfim, ela encaminhou também para que fizesse uma Ressonância, que eles ligam para marcar, e marcaram para hoje à tarde, às duas horas. E também encaminhou para que ele tenha um acompanhamento para o tratamento da enxaqueca.

É isso aí... assim funciona a saúde e a educação...

     Quase sempre encontro o cara da limpeza das ruas e calçadas que trabalha aquí pelas redondezas. Bastante simpático também. A calçada é varrida acho que todos os dias, e lavada não sei bem quando, mas vive limpa, só com as folhas que caem todos os dias (lindas!). Em alguns lugares é uma pesoa que varre, e em outros lugares, passa um carro que é tipo um aspirados, mucho loco! rsrsrs
     As calçadas são padronizadas, tem uns três tipos diferentes, dependendo da rua. Creio que a responsabilidade é da prefeitura, não dos donos, porque é tudo igualzinho... Quase tudo que é esquina tem faixa de pedestre, e como já disse, os carros param antes de a gente começar a passar! E á claro, tem rampa em todas as faixas! Como poderia ser diferente? Por isso, podemos ver muitas pessoas andando de cadeira de rodas, indo às compras, muitas vezes desacompanhadas. As crianças andam de bicicleta e patinete, até bicicleta de rodinhas, como a Bia ia para a escola... Aliás, preciso contar que a Bia agora já sabe andar de Bicicleta SEM rodinhas!!! Uhú!!!
     Como eu já contei, aquí as sacolinhas no supermercado são pagas. Cerca de 5 centavos de Euro por sacolas (que são fortes e resistentes, para você reutilizar). O que todo mundo faz, e é o que se espera, é levar a sua sacola ou seu carrinho (quase todo mundo usa o carrinho, que é super-prático) no supermercado. Tem até estacionamento de carrinho dentro du supermercado, com uma corrente, que para prender você coloca uma moeda de 1 euro, e quando vc abre ele devolve a moeda. Bom, daí para o lixo, a gente compra saco de lixo, que vem em rolo por aí, mas que é mais reforçado, então cabe mais lixo, e é muito legal, porque tem uma faixa na “boca” do saco, que você puxa e fecha o saco, ficando uma alça. Os sacos custam cerca de 1 ou 2 Euros, não lembro, mas até hoje eu comprei dois rolos, e um está quase inteiro (mais de 3 meses). Ah, o lixo não é recolhido em casa, não!!! Você pega seu saco de lixo e seu lixo reciclável, e leva até umas caçambas com tampa, que você pisa e ella abre a tampa. Tem uma para lixo org[anico, outras para os recicláveis: folhas de papel, envases (aí entram latas, caixas de leite, plásticos) e a de vidro, que é diferente, porque tem um buraco e você joga o vidro lá dentro (geralmente ele quebra). Depois vem um caminhão e recolhe cada tipo de lixo levantando a caçamba, tipo um guindaste.
     Se você tiver sorte, tem um conjunto desses de caçamba bem pertinho de sua casa, mas se não, você anda cerca de duas ou três quadras para jogar. Mas tem em tudo que é lugar, e como aquí o costume é muito de caminhar para ir para todos os lados, então você sempre encontra um lixo. Lixeiras normais, tipo para jogar uma lata, uma caixinha, de algo que vc está comendo, tem por toda parte.
     Ah, eu esqueci de falar sobre  o Paro, que é quando a pessoa fica desempregada, e recebe o Paro, às vezes por anos... 

     Fica claro por que as pessoas vêm para cá e ficam enlouquecidas para que o Brasil se torne um país onde o dinheiro público seja revertido em benefícios para o público?

     Bom, eu já escrevi demais, então vou parando por aquí... acho que vou ter que dividir esse post em vários, porque senão ninguém vai ler... Ou então ponho assim, e vocês leem em partes, pode ser? Rsrs
Beijos!!!

ps: relevem possíveis erros de digitação, ok? Tô indo buscar a Bia na escola, mas vou postar já... Depois coloco umas fotos!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

SOBRE PINHEIRINHO E OUTROS

Gente, está acontecendo uma mobilização em decorrência da retirada à força, e com grande brutalidade dos moradores de Pinheirinho, um bairro pobre de São José dos Campos. 

O terreno era do especulador Naji Nahas, que além de fazer muitas fraudes (já investigadas no Brasil e exterior), devia 15 milhões apenas em IPTU do imenso terreno (que foi adquirido de maneira fraudulenta também). 


O terreno vazio, improdutivo, começou a ser invadido em 2004. O Governo Federal estava em negociações para desapropriar o terreno em favor dos moradores, e dias antes que estivesse concluído o processo, um domingo de madrugada, o Governo do Estado, a "mando" da Juíza Márcia Loureiro entrou no bairro com um batalhão de Policiais, que arrancaram as pessoas de suas casas (homens, mulheres, crianças, bebês, idosos, doentes, deficientes), utilizando cassetetes, balas de borracha, e segundo investigações, revólveres.


Os moradores defendem seus pontos de vista e o Governo o dele. 


Mas uma questão importante a ser levantada é: Por que a televisão (leia-se em especial a Rede Globo) e muitos jornais não estão abordando o assunto, ou há no final do Jornal um pequeno link para reportagem??


Essa falta de informação é que é muito suspeita, pois há artigos no jornal OVALE, da cidade de SJC, e vídeos no Youtube (de Pedro Rios) com depoimentos que dizem que várias pessoas foram feridas (inclusive um rapaz levou um tiro NAS COSTAS, e está hospitalizado, e que uma criança morreu com um tiro de borracha no pescoço, e a mãe desaparecido após entrar na ambulância. Se é verdade? Como saber com certeza, se estão nos negando informação? Se não fosse verdade, estaria nos jornais, não estaria???


Existe uma manifestação no Rio por transparência no caso para apuração do que realmente aconteceu, e caso tenha sido feito de forma “equivocada”, os culpados sejam punidos. Pedrio Rios está algemado em frente à Rede Globo, fazendo GREVE DE FOME e várias pessoas estão lá para apoiar e dar suporte, com o objetivo de que haja transparência no caso, que haja cobertura.


Os moradores de Pinheirinhos que não tinham para onde ir (eram 6000 moradores) estão amontoados em 3 ginásios (cerca de 300 em um ginásio com 3 banheiros) e uma igreja. O Governo do Estado decidiu dar um aluguel social de 500 reais por família, no qual 400 sairá das verbas do Estado de SP e 100 do Município, para as 1250 famílias cadastradas por seis meses. Isso dá um total de 3.750.000 Reais, quase 4 milhões!!! 3 milhões para o Estado e 750.000 para o Município. Isso quer dizer que quem vai pagar para que o terreno volte para o Naji Nahas, e consequentemente para os seus credores, mais uma vez é o povo, através das verbas que deveriam ser destinadas ao Estado e Município.


Depois desses 6 meses, o que vai acontecer? Mais gente na rua??? Não era melhor fazer como o Governo Federal planejava, desapropriar o terreno em favor da população e investir em infra-estrutura? Mas daí, o Naji Nahas (ladrão), ia perder o mega terreno dele...
Povo ou especulador? Difícil decisão para um Governador, não??

Bom, estou escrevendo para ajudar a divulgar isso que está acontecendo e o manifesto do Pedro no Rio, e lembrar que o futuro do Brasil está em não aceitarmos que Redes de Televisão, Jornais, Governo decidam o que podemos ou não ficar sabendo, como é feito desde a ditadura. Temos que investigar e divulgar através da internet as coisas importantes, e nos manifestar e exigir que atos de corrupção sejam punidos. Só assim o Brasil irá para Frente.


E outra coisa, o que aconteceu em Pinheirinho acontece em diversos outros lugares. Nos últimos dias, um grupo de Índios foi expulso de sua terra na Bahia, com extrema truculência da polícia, o que também quase não foi divulgado.


Até quando vamos aceitar que nosso povo seja massacrado, com violência, com falta de saúde e educação?
Até quando vamos aceitar que a massa seja explorada em favor de uns poucos que entopem os bolsos, cuecas e meias com o dinheiro que deveria retornar em benefícios para o povo?
Até quando vamos aceitar que uns poucos recebam salários de até 100 mil reais, cheios de benefícios, quando o salário mínimo é cerca de 600 reais???
Até quando vamos aceitar pagar impostos altíssimos, sem um mínimo de retorno???


Estamos em 2012, o ano do fim do mundo. Não é o fim do mundo, é o FIM DE UMA ERA. E o 
início de uma ERA DE CONSCIÊNCIA e lutas para que todos as pessoas tenham direitos à moradia, saúde e educação. Uma era de rever o capitalismo, o consumismo, e de ver que se precisa de muito pouco para viver. Porém esse pouco (casa, roupas, comida, saúde, educação e informação) são imprescindíveis. Vamos lutar para que TODAS as pessoas tenham acesso!!!

Eu tive que vir para longe para ver uma nova realidade, e ver como nosso país poderia ser se não houvesse tanta corrupção e falta de informação e educação para o povo. E só assim comecei a refletir sobre o fato de que temos que fazer alguma coisa. Na Alemanha estão fazendo...

                       

Depois eu conto um pouco como é o retorno dos impostos das pessoas aquí, o que a população tem de saúde, educação, etc etc.

Ps: hoje teve uma reportagem na Folha dizendo que está acontecendo uma manifestação de ex-moradores, estudantes, e até alguns políticos a respeito de Pinheirinho, e outra que fala de outra expulsão de moradores que haviam ocupado um prédio vazio no centro de SP. Esses saíram sem resistência, com medo da violência da polícia, porém estão fazendo uma manifestação no Centro.


Abaixo posto alguns links de referência sobre os assuntos que falei, ok?


Ex-moradores protestam contra desocupação do Pinheirinho

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1042961-ex-moradores-protestam-contra-desocupacao-do-pinheirinho.shtml


Link para o vídeo ao vívo de Pedro Rios: http://www.livestream.com/pedrorios


Chamada convocatória de Pedro Rios Leão: Tá na hora de fazer o Ocupa, aqui. É a hora.
http://www.youtube.com/watch?v=SVIItu--SFY&feature=youtu.be


GREVE DE FOME NA PORTA DA TV GLOBO
http://www.youtube.com/watch?v=PMLiUjQUPo4


Eu queria matar a presidenta: depoimentos da guerra civil brasileira” filmado por Pedro Rios em Pinheirinho.
http://www.youtube.com/watch?v=Tj_zHrx7jcU&feature=player_embedded


Secretaria de Direitos Humanos critica "violações" no Pinheirinho (Folha de SP)http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1042099-secretaria-de-direitos-humanos-critica-violacoes-no-pinheirinho.shtml
Pinheirinho e o fio da meada. O PSDB e Naji Nahas (Um texto fazendo uma ligação cronológica entre o Alkmin, Naji Nahas e e o evento em Pinheirinhos)

Militante inicia greve de fome acorrentado em frente à sede da Globo contra a criminalização de Pinheirinho (Vírus planetário)


Estado de truculência. A ditadura acabou. Falta avisar a polícia
A guarda Infeliz. (Sobre a Policia e a Secretária, que termina com uma frase importante:
" (...) nem mesmo quando seus “soldados” IMPEDEM O INGRESSO DE JORNALISTAS NOS ABRIGOS PÚBLICOS.)

No Pinheirinho, o Brasil das trevas

Ministro diz que PM praticou 'terrorismo' em Pinheirinho

Deputado pede para a Câmara investigar a documentação do Pinheirinho 

Superlotado, alojamento oficial ganha ‘minifavela’

Câmara aprova aluguel social para ex-moradores do Pinheirinho

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1041945-camara-aprova-aluguel-social-para-ex-moradores-do-pinheirinho.shtml

PF usa de violência para despejar 40 famílias Tupinambá no sul da Bahia

http://www.brasildefato.com.br/node/8726#.TymLX-XmegM.facebook

ESTÁ NEVANDO EM SABADELL (BARCELONA)!!!