terça-feira, 29 de novembro de 2011

Casa Milà (La Pedreira)

Olá! Finalmente criei coragem de atualizar o Blog, colocando algumas fotos da Casa Milá, apelidada pelos críticos da Época de "La Pedreira". Tem um pouco de explicaçao, mas falta organizar. Porém, já deixo visível para vcs ficarem curiosos, depois vou explicando...

A Casa Milá foi, assim como o Park Guell e a Casa Batló, projetada pelo fantástico arquiteto Gaudi, seguindo uma linha modernista singular. Cada vez me apaixono mais pelo seu trabalho.


A Casa Mila por fora quase nao tem linhas retas, é toda feita em curvas... as paredes, portas, as sacadas, maravilhosas, parecendo cáctus, tudo projetado em detalhes.

<><> <><> <><>

Ao entrar na casa Milà se pode observar a àrea interna, que consiste em um pátio, tambem todo em linhas sinuosas, e bege, com algumas pinturas esporádicas entre as janelas, e no térreo uma pintura linda e toda psicodélica,em cores suaves. Pegando o elevador, seguimos para o terraço,  que se ve na foto acima. Essas esculturas que parecem malucas, na verdade sao extremamente funcionais. Sao chaminés, entrada e saída de ar, e a parte de cima das escadas de caracol.Todas criadas como esculturas modernas, e parte delas, ornamentadas com cacos de cerâmica, que amei, e até cacos de garrafas de champagne!!!




<><> <><> <><>
Chaminé ornamentada com cacos de garrafa de champagne.
Após  a visita ao terraço, descemos ao átrio, que é um maravilhoso sótao com teto de madeira, que dá a impressão de estar dentro de uma cobra. Nesse átrio encontra'se o museu, com vídeos e maquetes explicativas sobre as obras de Gaudi.

Aqui podem ser vistos alguns exemplos de estudos a partir de fractais e animais, pois Gaudi se inspirava e estudava muito a natureza para seus projetos.. A foto da esquerda é da maquete do interior da Sagrada Família, e a de baixo, do interior da Igreja do Parque Guell.
Agora, aqui uma coisa que me impressionou muito! Essas fotos abaixo sao de um estudo que ele fez a partir de correntes penduradas no teto (foto da esquerda) e seu reflexo em um espelho no chao (foto da direita). Com base nesse esrudo, ele desenvolveu o projeto da Igreja que fica no parque Guell, e que ainda nao visitei... Uma foto  de dentro está aí para baixo....


Após visitar o museu, descemos para o apartamento que foi dos Milá, e que está preservado, e parece que ainda estao morando lá... as fotos estao meio desorganizadas, mas voces vao poder ver como é lindo....










Gaudi também desenhou móveis extremamente funcionais, anatomicos, ergonomicos, inclusive cadeiras e sofas de madeira, que independentemente da posicao que voce senta, fica confortável: ereto, inclinado para os lados, de pernas cruzadas, com braços no encosto... de qualquer jeito. O cara era um gênio!

Bom, gente, postei meio na correria, depois dou uma arrumadinha no layout, mas vcs já ficam com mais umas notícias! Depois conto do Museu Blau (de História Natural), Museu do Mamute, e Museu Picasso!!!

Beijos!!!

Nao desistam...

Estou preparando mais uma Postagem, sobre a Casa Milá, mas tá demorando... não desistam e continuem nos visitando, hein? Beijos!

ARROZ!!!!

Descobri uma coisa fantástica! Quem fazia o meu arroz ficar grudento não era eu nem o arroz, era a panela! Era de esmalte... agora comprei uma outra, e graças a ela e às dicas da Gessy, finalmente fiz um arroz gostoso aqui!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Uhú 2


Bom, a minha vontade é de gritar aos quatro ventos, porém iriam pensar que estou doida... ou de mandar um spam para todos meus contatos, mas estou sem rede agora... humpf, enfim, resolvi escrever no word para depois publicar para vocês: TENHO MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS E GELADEIRAAAA!!!!!!!


Como diriam minhas novas amigas Roberta e Kelly, e minha antiqüíssima amiga (KKK) Cris Rosa, “Na Europa, menos é mais”. Por isso, segue aí uma fotinho minha, feliz da vida, com minha geladeira.





Assim, verificamos que existe vida sem geladeira e máquina de lavar roupas,  comprovando as seguinte hipóteses:  1) é possível sobreviver, 2) dá um trabalho do cão, kkk.
Enfim, tudo serve para o crescimento pessoal!

Nesse momento máquina está lavando lá fora, pelo barulho parece que vai explodir, mas tem seis meses de garantia, rsrsrs.


Estou com um milhão de novidades que já são quase velhidades, e ainda não atualizei o blog... Vou começar contando para vocês do super-jantar que a queridíssima Cris Rosa fez! Foi lá que conheci as também queridíssimas Kelly e Roberta, pois foi um jantar só para meninas, e todaas brasileiras... Foi muuuuito legal... e agora um destaque, a Cris foi uma verdadeira Cheff de Cuisine (não sei como se escreve), por que o jantar estava DIVINO! Inicialmente mariscos gratinados, com vinho branco, depois um camarão ma-ra-vi-lho-so em um creme, com palmitos, e tal e coisa, preparados no prato sobre folhas de alface, e posteriormente uma torta de espinafre... Cris, tudo de booom!!!! AMEI! E desde que cheguei estava com um desejo de comer um prato bem gostoso, com camarao, e não tinha encontrado.... e a Cris leu meus pensamentos... Obrigada Criiis!!!
Quando ela me mandar fotos, eu posto para vocês verem!


Outras coisas que estou devendo para vocês são a Casa Milà, apelidada de LA PEDREIRA, pois era extremamente modernista e recebeu muitas críticas na época, e o Museu de Ciências, que é o Museu Blau. Pode parecer que se não postei alguma coisa foi porque não gostei muito... Mas completamente pelo contrário... Às vezes bati tanta foto, e tem tanta coisa para contar, que não dá coragem de começar a escrever, rsrsrs. Imagina ainda que fui num domingo no Museu de História de Barcelona, sobre o qual escrevi o último post, e no dia seguinte na La Pedreira, rsrsrs.

Bom, chega de enrolar... vou preparar as fotos, que é uma coisa demorada, de depois começo a escrever...

beijos e até logo.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

MUSEU DE HISTORIA DE BARCELONA



Quando você anda pelas ruas de Barcelona, especialmente pelo Bairro Gótico, não entende muito bem porque as ruazinhas são tão estreitas, as paredes tão largas, pedras tão grandes... às vezes existem arcos que não servem para nada, não vão a lugar nenhum...





E quando você vai ao Museu de História, de repente tudo passa a fazer sentido, e outra Barcelona se descortina à sua frente.

Vou contar um pouco do que eu entendi, o que ficou na minha cabeça, as minhas percepções...

Bom, pra começar, você tem a sensacao de estar entrando em um gibi/livro do ASTERIX, O GAULES. (Para quem nao conhece, segue um link para conhecer, que vale a pena: 
http://www.asterix.com/index.html.pt  ).

E por que? Porque a cidade de Barcelona foi dominada por Romanos durante muito tempo!
Mas vamos começar do começo. Dei uma colada na Wikipédia, para não falar muita asneira, então segue aí um resuminho para eu explicar nossas percepções...

Os primeiros vestígios de povoamento em Barcelona remontam ao final do período Neolítico (2000 a 1500 a.C.). Ou seja, o povoamento da regiao que agora é Barcelona se inicia na pré-historia!! Nao é para menos que sua historia é tão rica...

“(...)Em sentido estrito, Barcelona teria sido fundada pelos romanos no final do século I a.C., sobre o mesmo assentamento ibérico anterior onde já se haviam instalado anteriormente desde o ano 218 a.C., e teria sido convertida numa fortificação militar,(...) “

Bom, então Barcelona foi fundada pelos Romanos, que foram construindo coisas sobre as coisas que já haviam, e depois convertida em uma fortificação no lugar onde hoje está a catedral da cidade e a Praça de São Jaime. No século II, as suas muralhas foram construídas para a proteção da cidade, e no início do século III, a população de Barcino estava estimada entre 4 000 e 8 000 habitantes.

Então, a cidade foi sendo construida, uma coisa por cima da outra, e com a construcao da muralha, fica ainda mais restrita a possibilidade de crescimento para os lados, e as construções vão se amontoando!!! E a cidade não para de crescer!!

Além disso, apesar de o material não ser escasso, se utiliza o reaproveitamento de estruturas e pedras que já existem, já estão prontas, para se contruir em cima, não se tira o que tem embaixo... então, a cidade vai sendo construída EM CAMADAS!!! Agora volte atrás, e reveja as fotos que postei acima Faz sentido agora, não faz?

-

-
Aqui seguem algumas fotos de dentro do museu, que tem uma parte superior, com peças, esculturas... e uma fantáaaaastica parte inferior, com as escavações, ou seja, o que tinha embaixo da catedral, praca, etc...!!!



Uma coisa que é muito legal para quem cresceu lento Asterix é que as descrições, os desenhos, sobre a vida dos romanos nas histórias era muito fiel, e você vê tudinho! Tem maquetes sobre as casas (da nobreza, claro), apetrechos de maquiagem, ânforas, como essa acima, adornos... abaixo posto uma foto da parte das escavações, sobre os banhos públicos, as piscinas que os romanos faziam para banhar-se.

Como a Bia tambem gosta de Asterix, curtiu pra caramba o museu! Prestou atenção nas explicações do áudio, ficou empolgada!!




Agora que você já olhou aquelas fotos, vou mostrar um pouco do que tem em cima...


Essas fotos são de uma Capela (uma capelinha, em termos Barcelonenses, kkk) na saída do museu. Estamos com a Carolina, uma brasileira muito legal, que se tornou uma querida amiga, e que esperamos reencontrar no Brasil!!!

Bom, e fora do museu é uma maravilha, difícil de descrever. A Catedral é imensa, ainda não entendi direito. Tem a entrada principa, e várias outras, que levam a vários outros lugares!! Tem até uma área interna, também maravilhosa, também imensa, e com um jardim central com gansos!!!
Bom, seguem aí umas fotos com uns detalhes do chão, exemplificando o reaproveitamento das pedras, que depois que a gente entende, se torna fascinante!
Vamos fazer assim... como ja esta muito carregado, vou postar as fotos da catedral no post abaixo, blz?
beijos!


Algumas fotos da Catedral

Não estou encontrando as fotos do lado de fora da Catedral, então aí seguem umas de dentro...

 Essa é uma das " capelinhas"  laterais, que são devotadas aos santos. Desculpem minha falta de conhecimento...
 A área central, tipo um jardim de inverno...

As velas acesas, lindas!


Aqui, olhando para o chão... o interessante mosaico formado pelo reaproveitamento das pedras...


Aqui olhando para o teto...



Aqui peguei da net uma vista de fora, maravilhosa!!!

Mas na verdade, nao é assim que a gente vê, porque não existe todo esse espaço em volta, como a gente comentou antes, no post sobre a construção da cidade, e tem muuuuuuuita gente. Édifícil até de andar dentro, o que torna as coisas um pouco mais frias... Mas quem sabe numa proxima visita eu conte mais, e poste fotos mais lindas, porque o lugar é estonteandte, maravilhoso!!!

Bom, seguem aí umas fotinhos do nosso almoço e sorvetinho com a Carol depois do passeio, apesar de estar chovendo...



Beijos, Carol! Boa viagem de volta, e mande noticias quando chegar em CAAAAASAAAA!!!!

Beijos a todos, e depois conto da La Pedreira, que eu e a Bia fomos com a Carol!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

11 - 11 - 11

Foto de quando a gente estava voltando para casa, 
na parada de ônibus, de noite


Hoje, no lendário dia 11~11~11, estava eu confabulando com meus botões e lavando roupas, quando tive alguns lampejos de genialidade, com a criação ou modificação de frases célebres, que não têm nada a ver com a data...

¨Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma em bolinho de arroz

outra, de uma grande fertilidade mental...

Estava pensando que o pós-doutorado serve para complementar a formação propiciada pelo mestrado e doutorado. Ou seja, se o mestrado e o doutorado não te ensinaram a ser pobre, pode ter certeza que o pós-doc ensina... HAHAHAHA

Bom, daí depois disso o Célio recebeu a mensagem que disse que a bolsa dele vem! UHÚÚ ! Ou seja, em um futuro próximo saímos da era das cavernas, e teremos geladeira e máquina de lavar roupa. Difícil de acreditar que, tipo, dá para fazer comida e comer na noite seguinte, quem sabe até no outro dia!!! Nooossaaaa...
É é claro que a gente tem que fazer um drama, senão não fica um texto literário, né... Mas na verdade tem sido uma experiência super-construtiva.

Mudando de assunto, vamos a algumas coisinhas interessantes do dia de hoje: a primeira, que achei que vai fazer as avós rirem:

Ortopédica MundoAbuelo (mundo dos avós..): Pequenas ajudas, grandes soluções. hahaha


Hoje eu e a Bia fizemos o nosso primeiro deslocamento de ônibus, que foi bem divertido. Os ônibus tem um sistema de abaixar para a gente subir e descer, não tem escada!!! Ele inclina para o lado, e fica na altura da calçada! Muito legal!
Aliás, aqui tudo é adaptado, e as pessoas andam de cadeiras de roda e bicicletas, inclusive de rodinhas, pra todo lado. rampas, calçadas sem rachaduras, interrupções, buracos, bem legal.

Falando em bici, não sei se contei no outro dia, mas roubaram minha bici. Nos dias que eu estava depre, meio doente e zureta, talvez tenha esquecido de trancar quando fui em uma das coisas que fiz no centro, e lá foi-se a Bici... Estamos avaliando se vale a pena comprar outra, mas estou bem inclinada a comprar, com um super-hiper-mega-master-blaster-plus-advanced- cadeado.

Estamos indo às lojas de segunda mão fazer uma pesquisa de preço da geladeira e máquina de lavar, então foi esse o passeio de ônibus, bem legal.
E, agora de noite, ganhei um teclado flexível e um mouse do Célio, queriiidooo, e está bem mais fácil teclar para vocês (mas continuo não sabendo onde está a interrogação, ele vai dar uma pesquisada agora.

Beijos, e deixo vocês curtindo uma fotinho da Bia no passeio de hoje...
Ah, queria ainda contar que a Bia agora é minha ajudantezinha... arruma a mesa, lava a louça do almoço, ajuda a guardar as roupas, uma belezinha! beeeijos