terça-feira, 15 de novembro de 2011

MUSEU DE HISTORIA DE BARCELONA



Quando você anda pelas ruas de Barcelona, especialmente pelo Bairro Gótico, não entende muito bem porque as ruazinhas são tão estreitas, as paredes tão largas, pedras tão grandes... às vezes existem arcos que não servem para nada, não vão a lugar nenhum...





E quando você vai ao Museu de História, de repente tudo passa a fazer sentido, e outra Barcelona se descortina à sua frente.

Vou contar um pouco do que eu entendi, o que ficou na minha cabeça, as minhas percepções...

Bom, pra começar, você tem a sensacao de estar entrando em um gibi/livro do ASTERIX, O GAULES. (Para quem nao conhece, segue um link para conhecer, que vale a pena: 
http://www.asterix.com/index.html.pt  ).

E por que? Porque a cidade de Barcelona foi dominada por Romanos durante muito tempo!
Mas vamos começar do começo. Dei uma colada na Wikipédia, para não falar muita asneira, então segue aí um resuminho para eu explicar nossas percepções...

Os primeiros vestígios de povoamento em Barcelona remontam ao final do período Neolítico (2000 a 1500 a.C.). Ou seja, o povoamento da regiao que agora é Barcelona se inicia na pré-historia!! Nao é para menos que sua historia é tão rica...

“(...)Em sentido estrito, Barcelona teria sido fundada pelos romanos no final do século I a.C., sobre o mesmo assentamento ibérico anterior onde já se haviam instalado anteriormente desde o ano 218 a.C., e teria sido convertida numa fortificação militar,(...) “

Bom, então Barcelona foi fundada pelos Romanos, que foram construindo coisas sobre as coisas que já haviam, e depois convertida em uma fortificação no lugar onde hoje está a catedral da cidade e a Praça de São Jaime. No século II, as suas muralhas foram construídas para a proteção da cidade, e no início do século III, a população de Barcino estava estimada entre 4 000 e 8 000 habitantes.

Então, a cidade foi sendo construida, uma coisa por cima da outra, e com a construcao da muralha, fica ainda mais restrita a possibilidade de crescimento para os lados, e as construções vão se amontoando!!! E a cidade não para de crescer!!

Além disso, apesar de o material não ser escasso, se utiliza o reaproveitamento de estruturas e pedras que já existem, já estão prontas, para se contruir em cima, não se tira o que tem embaixo... então, a cidade vai sendo construída EM CAMADAS!!! Agora volte atrás, e reveja as fotos que postei acima Faz sentido agora, não faz?

-

-
Aqui seguem algumas fotos de dentro do museu, que tem uma parte superior, com peças, esculturas... e uma fantáaaaastica parte inferior, com as escavações, ou seja, o que tinha embaixo da catedral, praca, etc...!!!



Uma coisa que é muito legal para quem cresceu lento Asterix é que as descrições, os desenhos, sobre a vida dos romanos nas histórias era muito fiel, e você vê tudinho! Tem maquetes sobre as casas (da nobreza, claro), apetrechos de maquiagem, ânforas, como essa acima, adornos... abaixo posto uma foto da parte das escavações, sobre os banhos públicos, as piscinas que os romanos faziam para banhar-se.

Como a Bia tambem gosta de Asterix, curtiu pra caramba o museu! Prestou atenção nas explicações do áudio, ficou empolgada!!




Agora que você já olhou aquelas fotos, vou mostrar um pouco do que tem em cima...


Essas fotos são de uma Capela (uma capelinha, em termos Barcelonenses, kkk) na saída do museu. Estamos com a Carolina, uma brasileira muito legal, que se tornou uma querida amiga, e que esperamos reencontrar no Brasil!!!

Bom, e fora do museu é uma maravilha, difícil de descrever. A Catedral é imensa, ainda não entendi direito. Tem a entrada principa, e várias outras, que levam a vários outros lugares!! Tem até uma área interna, também maravilhosa, também imensa, e com um jardim central com gansos!!!
Bom, seguem aí umas fotos com uns detalhes do chão, exemplificando o reaproveitamento das pedras, que depois que a gente entende, se torna fascinante!
Vamos fazer assim... como ja esta muito carregado, vou postar as fotos da catedral no post abaixo, blz?
beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário