terça-feira, 29 de novembro de 2011

Casa Milà (La Pedreira)

Olá! Finalmente criei coragem de atualizar o Blog, colocando algumas fotos da Casa Milá, apelidada pelos críticos da Época de "La Pedreira". Tem um pouco de explicaçao, mas falta organizar. Porém, já deixo visível para vcs ficarem curiosos, depois vou explicando...

A Casa Milá foi, assim como o Park Guell e a Casa Batló, projetada pelo fantástico arquiteto Gaudi, seguindo uma linha modernista singular. Cada vez me apaixono mais pelo seu trabalho.


A Casa Mila por fora quase nao tem linhas retas, é toda feita em curvas... as paredes, portas, as sacadas, maravilhosas, parecendo cáctus, tudo projetado em detalhes.

<><> <><> <><>

Ao entrar na casa Milà se pode observar a àrea interna, que consiste em um pátio, tambem todo em linhas sinuosas, e bege, com algumas pinturas esporádicas entre as janelas, e no térreo uma pintura linda e toda psicodélica,em cores suaves. Pegando o elevador, seguimos para o terraço,  que se ve na foto acima. Essas esculturas que parecem malucas, na verdade sao extremamente funcionais. Sao chaminés, entrada e saída de ar, e a parte de cima das escadas de caracol.Todas criadas como esculturas modernas, e parte delas, ornamentadas com cacos de cerâmica, que amei, e até cacos de garrafas de champagne!!!




<><> <><> <><>
Chaminé ornamentada com cacos de garrafa de champagne.
Após  a visita ao terraço, descemos ao átrio, que é um maravilhoso sótao com teto de madeira, que dá a impressão de estar dentro de uma cobra. Nesse átrio encontra'se o museu, com vídeos e maquetes explicativas sobre as obras de Gaudi.

Aqui podem ser vistos alguns exemplos de estudos a partir de fractais e animais, pois Gaudi se inspirava e estudava muito a natureza para seus projetos.. A foto da esquerda é da maquete do interior da Sagrada Família, e a de baixo, do interior da Igreja do Parque Guell.
Agora, aqui uma coisa que me impressionou muito! Essas fotos abaixo sao de um estudo que ele fez a partir de correntes penduradas no teto (foto da esquerda) e seu reflexo em um espelho no chao (foto da direita). Com base nesse esrudo, ele desenvolveu o projeto da Igreja que fica no parque Guell, e que ainda nao visitei... Uma foto  de dentro está aí para baixo....


Após visitar o museu, descemos para o apartamento que foi dos Milá, e que está preservado, e parece que ainda estao morando lá... as fotos estao meio desorganizadas, mas voces vao poder ver como é lindo....










Gaudi também desenhou móveis extremamente funcionais, anatomicos, ergonomicos, inclusive cadeiras e sofas de madeira, que independentemente da posicao que voce senta, fica confortável: ereto, inclinado para os lados, de pernas cruzadas, com braços no encosto... de qualquer jeito. O cara era um gênio!

Bom, gente, postei meio na correria, depois dou uma arrumadinha no layout, mas vcs já ficam com mais umas notícias! Depois conto do Museu Blau (de História Natural), Museu do Mamute, e Museu Picasso!!!

Beijos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário