quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Notícias...

Demorei um pouco para escrever no blog, que esses veinhos tão me dando uma canseira!!!! KKKK, brincadeira...

Mas já fomos conhecer a Rambla, o Bairro Gótico e a Beira-mar de Barcelona, a exposição Evolução, a Rambla, a Catedral e Mercado Municipal de Sabadell, e hoje fomos ao MUHBA, Museu de História de Barcelona!
Amanhã eles ficam com a Bia e nós vamos ao Espetáculo Forever Young, do El Tricicle!!!
 FELIZ ANO NOVO A TODOOOOOS!!!!

BEEEIJOS!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL A TODOS!!!!

Estamos aqui, de visitas da mãe, vó e sogra, e pai, vô e sogro, felizes da vida!!!

Eles chegaram anteontem à noite, e estão bem, apesar do jetlag e do cansaço que estou dando neles (aqui é tudo a pé, rsrs).

E aproveito agora para enviar a todos um FELIZ NATAL E ÓOOOOTIMO ANO DE 2012, com muita felicidade!!!!!


Beijos a todos!!!!

Amo vocês!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Curiosidades e uma empolgadinha


Hoje eu vou escrever um pouquinho sobre algumas curiosidades que tenho visto na Espanha, talvez deva dizer na Catalunha, visto que só moramos aqui, enquanto crio coragem para escrever sobre o Museu, porque tem muuuita coisa para contar do museu, kkk.

Casas viradas para a rua: aqui tem bastante casa daquelas de dois andares, grudadas na calçada. O que é curioso, é que tem duas portas: uma na rua, que fica encostada, ou entreaberta, daí tem um hallzinho, e depois outra porta, que é a da casa mesmo, e fica trancada. Bem diferente, achei curioso.

Lixo na rua: aqui as ruas são bem limpas, e a gente no princípio pensou que o pessoal não jogasse lixo. Na verdade, não é bem assim. Vira e mexe vemos uma criança jogando lixo, vemos lixo no chão. Mas o chão é varrido direto pelo pessoal da prefeitura. Só caem sempre mais folhas, e ficam aquelas liiindas folhas de plátano no chão.

Aliás, aqui a prefeitura, governo realmente funcionam! Saúde gratuita, educação gratuita, exposições e museus pra tudo que é lado (parte é gratuita), bibliotecas maravilhosas...

Cães: Aqui tem muito cachorro, muito mesmo. E na maioria são cachorros enormes, como pastores alemães, collies e !!!, mas també tem muitos cães mestiços. Você vê o tempo inteiro pessoas caminhando com seus cães na rua, porque quase todo mundo vive em apartamento. Imagina viver um casal e dois pastores alemães em um apartamento! Pois é, para a gente é meio irreal, mas é o costume aqui. E os cães são muito bem cuidados, e dóceis, dóceis, dóceis. Às vezes passeiam sem guia, no meio das crianças, impressionante. Como as pessoas são dóceis, os cachorros são dóceis.

Educação: As pessoas são muito educadas, mas não é só um educado de conhecimento, é um educado diferente. Aqui ao que me parece, as pessoas não vêem umas às outras como um perigo em potencial, mas como uma outra pessoa que tem os mesmos direitos e deveres, as mesmas necessidades... Agem muito em comunidade, e respeitam muito as normas. Não porque senão serão penalizadas, mas simplesmente porque as normas, as regras, existem para organizar e melhorar a comunidade. Exemplo: existe um estacionamento grande no centro da cidade (porque no centro não dá para estacionar, é tudo apertado). Nesse estacionamento, não tem portão. Mas é pago. Existe uma máquina em um poste no estacionamento que você registra a hora que entrou e a hora que saiu e paga. Mas ninguém te cobra, não tem uma cancela que abre e fecha. Você paga porque sabe que tem que pagar, e só.

Faixa de pedestre, nossa, como tem! Tem cruzamentos de ruazinhas pequenas, por exemplo aqui perto de casa, que tem quatro faixas de pedestre, em quase três metros quadrados de rua, rsrsrs. E os carros param. Mas eles não param porque você está atravessando, eles param PARA você atravessar! Eles param antes de você chegar na faixa! É gostoso, é uma sensação boa de respeito, de segurança. Mas é claro que tem que ficar ligado, sempre pode ter alguém doido, bêbado, desligado por aí, então tem que ficar de olho. E como eu já tinha contado antes, em todas as faixas tem rampa para a rua, então pessoas com cadeira de rodas tem acesso a tudo ( e a Bia, que ainda está com as rodinhas na bici, também).

Muitas vezes me pego pensando que o problema do Brasil é educação. Se tivéssemos mais educação, teríamos mais respeito. Se tivéssemos mais educação, poderíamos confiar mais uns nos outros. Se tivéssemos mais educação, teríamos mais segurança. Se tivéssemos mais educação, teríamos mais organização. Se tivéssemos mais educação, teríamos mais economia, e sobraria mais dinheiro. Se tivéssemos mais educação, teríamos mais saúde. Se tivéssemos mais educação, teríamos mais acessibilidade. Se tivéssemos mais educação, teríamos ainda mais educação, e conhecimento, e tecnologia, e crescimento.

Aqui o conhecimento é disponibilizado à população. Na escola, se espera que a criança aprenda, pois ela tem POTENCIAL. É puxado! A Bia entrou na segunda série, e era para ela já estar escrevendo com letra cursiva, entender o conceito de dezena e unidade, e estar fazendo contas de somar e diminuir de dois dígitos! E já está fazendo, mas foi meio puxado no princípio! Já aprendeu sobre mamíferos, aves, répteis, anfíbios, tem aulas de inglês e computação – NA ESCOLA PÚBLICA E GRATUITA! Fomos à exposição sobre evolução humana aqui em Sabadell, gratuita, e a população toda entrando na exposição! Tipo, não é necessário ter doutorado, ou fazer alguma faculdade de biológicas para entender sobre evolução, a população toda pode saber, pois está lá! As crianças podem ter contato com todo esse conhecimento nos museus, como o de ciência, pois o conhecimento está todo lá, para elas! E tem atividades educativas para crianças, como um planetário , atividades de ciências... E a população está lá! Também não adiantaria estar lá se a população não fosse...

E isso me lembra que não conheço os museus de Londrina (que podem não ser fortes, mas se a população não vai, talvez nunca fique, não é?), nem de Curitiba, ali pertinho... Quando penso nisso lembro do Gabriel Maçã, meu primo, que começou uma campanha no Orkut uma vez, para incentivar o pessoal a visitar os museus em Curitiba. É isso aí, Gabi, vamos ver se o blog também ajuda!

Então, vamos aos museus, e vamos cobrar que cada vez haja mais atividades para que desenvolvamos nosso conhecimento, mas em especial, de nossas crianças! E vamos ensinar às crianças a terem RESPEITO, seguirem as REGRAS, e gostar de APRENDER!!! Simplesmente, porque é bom para elas e para o mundo...

Me empolguei, vou ficando por aqui... desculpem a falta de fotos de hoje! Rsrsrs.

Beijos!


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Um post breve...

Olá, gente...
tenho milhares de novidades e pouco tempo, então só vou dar uma pinceladinha...
Aqui está esfriando... mas é um frio lá fora, pq dentro de casa é quentinho... No Brasil a gente sofre mais pq as casas não são aquecidas...

A mãe e o pai vêem para cáááá!!! Chegam depois de amanhã! Tô feliiiiiiiz!!!!

Já temos nossa árvore de Natal tradicional, completada agora com um Cagatió (Catalunha) e com uma maçã (dia 25 de dezembro celebramos também o aniversário de Newton). Falta ainda o Caganer, rsrsrs.

Tô de internet, mas não funciona muito bem... humpf.

Fomos à Cosmocaixa, o Museu de Ciências de Barcelona... Ma-ra-vi-lho-so, enorme, gigante, com diversas exposições, como de Dinossauros, de Materiais e leis da Física, evolução, fósseis, um planetário 3D onde passou um filme sobre evolução fantástico, e um bosque inundado, que é uma réplica da Floresta Amazônica!!!! Fomos sábado e domingo, e não acabamos de ver tudo!!!
Depois eu conto com mais detalhes...

Por enquanto ficamos assim, e já vou desejando um Feliz Natal! Mas logo escrevo mais!!!

Beijooooooooooooos!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

MILAO

Acabamos de atingie 1200 visualizações!!! Obrigada gente,pelas visitas!!! É para vocês mesmo, e feito com amooor!


Hoje vou contar sobre a viagem aMilão...
Esse primeiro trecho eu escrevi na primeira noite, ao chegar no hotel, depois da janta:
“Oláááá
Estamos em Milão, em perfeito estado de graça, rsrsrs.
Chegamos, pegamos o trem, paramos na estação central, que é muito linda, caminhamos até o hotel, onde as pessoas são simpaticíssimas, e fomos jantar, em um restaurante, do outro lado da rua...
Nooossaaa... que delícia!!!
Além de um pessoal super-atencioso, que fez questão de se comunicar bem com a gente, até um garçom falava com a gente em espanhol, comemos um macarrão muito gostoso...
E UM BIFE...
        MAS UM BIFE....
um muito bom corte de contra-filé, grosso, mal-passado... nossa, a gente não via nada assim desde que tinha saído do Brasil...
Carne de verdade!!! Que delícia!
E depois tomamos um sorvete tão gostoso que eu e a Bia ficamos rindo à toa, rsrsrs, foi até engraçado...
Para quem estiver em Milão e quiser conhecer, vale muito a pena:
Osteria della Pasta e Fagioli, Via Venini, 54.
www.osteriadellapastaefagioli.net
A gente ia passear no centro, mas comemos tanto que deu sono, e resolvemos dormir cedo para acordar cedo e ir passear, com um ônibus turístico, que passa pelos pontos da cidade.”
Deu para perceber o efeito da comida Italiana, né, rsrsrs. É que é muito parecida com a comida Brasileira. A comida espanhola é uito diferente, então deu muita sensação de “casa”, quando a gente chegou.
Dia seguinte:
Acordamos relativamente cedo e fomos caminhando até a Estação Central, onde pegamos o ônibus City Sightseeing para visitar a cidade. Fomos até a Duomo, que é a Catedral de Milão, maravilhosa... só para ter idéia, levou 400 anos para ficar pronta. Fazendo um ctrl+c, Ctrl+v do Blog da Analu Milan (I Milan a Milano):
“ O marco zero de Milano é o Duomo, a mais importante e grandiosa obra da arquitetura gótica da Itália. (..) Os números: toda feita em mármore branco, tem 157 metros de comprimento, 109 metros de largura e 136 torres pontiagudas. No interior, cinco naves são divididas por 40 pilares. As laterais são todas feitas de vitrais que filtram a luz do sol e dão um colorido no ambiente um tanto sombrio. A construção do Duomo foi iniciada em 1386, mas apenas em 1813, mais de 400 anos depois, foi finalizada. “
O que ficamos sem fazer é subir ao terraço, mas o tempo era curto...
Seguem algumas fotos da Duomo, maravilhosa, toda cheia de esculturas por toda a volta exterior. Fiquei imaginando quantos artistas foram necessários para esculpir essas maravilhas.
Duomo, do blog da Analu - quando fomos estava muito mais frio, e tinha muuuito mais gente...
Seguimos uma longa, porém rápida fila até entrar, e percebemos mais semelhanças com o povo Brasileiro... pessoas furando fila... uma pena lembrar de nosso povo nessas circunstâncias... É  muito fácil se acostumar à organização e extremo respeito que vivenciamos nos nossos meses de estadia em Sabadell...
Mas enfim, chegou nossa vez e entramos na Catedral, e ficamos absolutamente deslumbrados. A Duomo é realmente maravilhosa, cheia de vitrais enormes, colunas enormes, pinturas penduradas também enormes, enfim, a igreja é realmente enorme e maravilhosa... Fiquei pensando que com uma igreja como essa, não tem como não apreciar uma missa... eu sempre ficava me perguntando porque as igrejas eram tão ricas, tão lindas, maravilhosas, cheias de arte... agora deu para entender... a vontade era de não sair mais dali.

Duomo; fonte: blog Analu

Mas acabamos saindo... para entrar em mais uma obra lindíssima de Milão: a Galleria Vittorio Emanuele. E novamente copiando do blog da Analu: “Saindo do Duomo, do lado direito, fica a entrada da Galleria Vittorio Emanuele, uma moderna estrutura de vidro que liga a Piazza Duomo e a Piazza della Scalla e abriga lojas de grife, restaurantes, cafés e um hotel de luxo. A arquitetura neoclássica é belíssima e o chão é todo em mosaico.” Linda, mesmo. No cruzamento entre duas ruas, o teto da Galeria é de vidro,e estava todo cheio de luzes de Natal... Lindo!

Na Piazza della Scala, onde fica o Teatro , e tem uma escultura dedicada a Da Vinci, pegamos o City Tour novamente e fomos até o Castillo Sforzesco.

“Um dos principais simbolos de Milano e de sua história. Foi construído no século XV por Francesco Sforza, então Duque de Milano, sobre o que sobrou de um forte remanescente do século XIV. Seus jardins, fontes e torres são muito bonitos e valem a visita. Caminhando até a parte de trás do castelo chega-se ao Parco Sempione, o principal de Milano. Inspirado nos parques franceses, tem lagos, bosques, jardins e alamedas, que ficam repletos de milaneses (e turistas), principalmente da primavera e no verão. No fundo do parque fica o Arco della Pace, que era a entrada da cidade durante o domínio napoleônico na Itália. A pedido de Napoleão, foi construído exatamente na direção de Paris.”
Em torno do Castelo há uma feira de artesanato, comidas, antiguidades, milhares de coisas. Almoçamos ali, comemos um sanduíche delicioso, e entramos novamente no castelo, apreciamos com mais tempo, visitamos os jardins de trás do castelo, e depois voltamos para dentro, para visitar os museus. Por 3 Euros, você tem acesso a todos os museus do castelo. Visitamos o Museo de Arte Antiguo: com esculturas, afrescos, das épocas tardo-antígua, medeval e renascentista, a Pinacoteca, com 1500 obras, e o Museo Egípcio. Saímos as 5, hora que os museus fecham, e estávamos quase mortos (obs: só após chegar em Sabadel descobri em um folder que eram, no total, 14 museus! Ou seja,a gente não viu nem um quarto dos museus!!!)

À noite passamos novamente na Duomo, na Galeria, caminhamos pelo centro e fomos comer em um restaurantezinho bem charmoso e que parecia bem barato, pelo menu que estava na calçada. E aí surge uma dica a quem vai para a Itália: você vê o cardápio, mas não faz idéia de quanto vai pagar... por exemplo, nesse restaurante, cada vez que a garçonete foi na mesa, foi cobrado 2 euros!!!! Depois dessa, a gente resolveu só comer em lugar que a gente mesmo se serve, tipo X e pizza que pega no balcão, porque senão só Deus sabe quanto vai ser a conta.

Dia seguinte fomos ao Monastério onde se encontra a obra “The Last Supper”, do Leonardo da Vinci, mas infelizmente tem que reservar com duas semanas de antecedência. Pudemos ver, a um preço nada módico, uma pequena exposição com as notas originais de estudos de Da Vinci. Foi interessante, mas frustrante pela quantidade de coisas existentes. Pelo menos deu para ver que ele ealmente escrevia da Direita para a esquerda... Os quadros, desenhos e projetos ficam em outro museu, no centro, e infelizmente, por esse erro meu sobre o lugar, não pudemos vê-los. Mas, como disse a Bia, “é a vida”.

Pegamos novamente o City tour e passeamos pela cidade, mai alguns parques, igrejas, o que restou de muralhas, e soubemos, segundo a narração, um pouco da história da cidade, e vimos algumas obras projetadas por Da Vinci (pontes), igrejas e o antigo hospital.

Descemos em um dos pontos turísticos e caminhamos até a Estação Central, que eu não disse antes mas é maravilhosa também. E, em seguida, pegamos um ônibus para o Aeroporto Malpensa (nomezinho estranho), para vir para casa... Foi boa viagem, mas é bom chegar em casa!!!
 

EXPOSIÇÃO SOBRE EVOLUÇÃO HUMANA EM SABADELL!




Hoje vamos contar um pouco sobre uma exposição sobre Evolução Humana realizada pelo Museu de Paleontologia da Catalunya e patrocinada por um banco, que está acontecendo na praça da Catedral de Sabadell.
Com a chamada: “Há milhões de Natais...”, a exposição se propõe a explorar 5 momentos chave da evolução humana. E os explora muito bem, através de esculturas em tamanho próximo ao real de nossos antepassados e outros parentes, réplicas de fósseis, ferramentas originais daquelas épocas, vídeos muito bem feitos e banners explicativos.

Primeiro momento: BIPEDALISMO.
Nesse momento eles expõem réplica de uma das pérolas fósseis do museu, que é um “ape” (primata antropóide) que vivia na Catalunya há 12 milhões de anos. Eles expõem também uma réplica de uma parte das pegadas de laetoi que tem mais de 3 milhões de anos e foram deixadas possivelmente por dois australopithecus, um maior e um menor, andando lado a lado, em um solo vulcânico




Segundo momento – FERRAMENTAS: apresentam informações sobre Homo hábilis e Homo erectus, incluindo vídeos muito esclarecedores de uma pessoa real construindo ferramentas como machado de pedra, utilizando apenas os materiais disponíveis na época.

Terceiro Momento – O DOMÍNIO DO FOGO: nesse ponto foram abordados o Homo Antecessor e Heidelbergensis, pudemos ver em um vídeo como realmente é possível fazer fogo utilizando madeira, palha e um tipo de algodão, que se tinha na época.


Quarto Momento - CONSCIÊNCIA: essa parte aborda o possível surgimento de noções sobre a morte e alguma forma de religião, e mostra vestígios dos primeiros funerais e sepulturas. Apresenta a réplica do túmulo de um Neandertal, a qual se encontrava no chão, coberta por um vidro, e passávamos por cima. Tinha  uma escultura que mostrava um cenário de caverna, com ao fundo uma abertura e uma vista para um ambiente nevado, e nessa caverna um homem aparentemente mais velho e doente, à beira da morte, e um casal cuidando do mesmo, simbolizando que esse seria a pessoa encontrada na sepultura. Mostrava também em um banner como possivelmente havia sido seu funeral.

Quinto momento – SIMBOLIZAÇÃO:
Esse momento apresenta uma escultura também de uma caverna, e na parede dessa caverna o desenho de um bisão, e um homem aparentemente contando a história desse bisão a uma mulher ou um adolescente, não ficou muito claro, que segura algo como uma lamparina. Os dois desenvolvem um diálogo. Usam roupas costuradas, sapatos, ornamentos.


Um dos vídeos mais impressionantes é o homem fazendo uma agulha com uma lasca escavada e retirada cuidadosamente de um pedaço de chifre, lixada e furada, igual a um fóssil real de agulha apresentado em uma vitrine, com o qual costuravam suas roupas.

Agora, uma das coisas que é mais impressionante, é que a exposição está acontecendo há mais de 10 dias, e em todos os momentos em que passamos pela frente, estava lotado! Fila para entrar, e não é que seja demorado, que a fila não ande, é gente mesmo! Dá gosto de ver! A exposição vai até 5 de janeiro.


sábado, 3 de dezembro de 2011

Tradições Navideñas da Catalunya

Ontem a Bia voltou da escola me perguntando o qe era o Tió de Nadal...

E o google trabalhou... rsrsrs

Descobrimos que as tradições de Natal na Catalunya são bem diferentes do que conhecemos. Ainda não podemos dizer até que extensão se cultiva as tradições como Papai Noel, árvore de Natal e presépio, por exemplo, mas podemos dizer que entramos em contato com tradições muito curiosas daqui.


Descobrimos que o Tió de Nadal, ou Cagatió (isso mesmo!) é uma tora de madeira, como da figura, com carinha e perninhas, que as crianças dão comida todos os dias até o Natal, cobrem... Simboliza as toras que eram queimadas nas lareiras antigamente, e davam como presente o calor, a luz,e a possibilidade de a família permanecer reunida... Como agora se usa aquecedor, a lareira não é mais necessária, mas o tronco, Tió, agora com carinha, permanece com a família. E ainda dá de presentes doces e pequenos brinquedinhos. E porque Cagatió ? Porque ele, digamos, “evacua” os regalos (presentes).





E isso nos leva a outra coisa tradicional, que conhecemos hoje na feira de Santa Luzia, que são os Caganêrs... Bom, são  bonequinhos de todas as pessoas famosas e personagens que você possa imaginar... literalmente cagando!!! Tem caganêr de Rainha Elizabeth a Bob Esponja...!



<><>
Fonte: Espinazo - http://www.flickr.com/people/ml1973/


Daí a gente teve que perguntar qual era a origem disso, né? Óbvio! A origem é a seguinte. Lá nos idos de muito muito muuuito antigamente, as pessoas evacuavam no campo, adubando a terra para o cultivo, assim como usamos esterco de outros animais, ainda hoje em dia. E na Catalunya se tem os Caganês, os bonequinhos que simbolizam esse costume da época.
Segundo a Wikipedia, alguns simbolismos do Caganêr são: fertilização da terra, igualdade entre todas as pessoas (independente de "raça", credo, nível social, gênero,todo mundo "caga"), naturalismo, ao invés da visão idealizada dos personagens do Natal.






<><> <><> <><>
Em homenagem aos Gremistas...


Outra diferença ainda é que celebra-se o Natal, 24 e 25, o dia 26,que agora não lembro o Santo,e no dia 06 de janeiro, o Dia de Reis. É celebração que não acaba mais...

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Mamutes, pombos e meninas...

Fiquei  muito feliz de receber mensagens dos amigos e família, contando que estão acompanhando o Blog!! Valeu, Galera! Enfim, é pensando em vocês que eu escrevo! E agradeço às leitoras mirins que estão nos acompanhando!!! Beijos meus e da Bia!!!

Primeiro coloquei duas fotinhos da Bia, em homenagem a elas :)

A primeira é da Bia fazendo comigo uma torta salgada para o papai, e a segunda é com a Kevely, amiguinha também brasileira, da escolinha!


















Bom, hoje vou contar um pouco sobre o último final de semana, para variar, passado em... Barcelona, rsrsrs.
No sábado fonos ao IMAX, que é um cinema 3Dzão, e que passa apenas documentários, bem legal. Assistimos a um documentário sobre a pesca de sardinhas, e o efeito da atuação do homem no ambiente, levando a redução de sardinhas, e consequentemente de alimento para golfinhos, tubarões, etc etc, alterando todo um ecossistema. Mas o negocio é muito lindo, mesmo, vale a pena. Acho que vamos voltar qualquer dia, para ver um, claro, de dinossauros!



No domingo, ao chegarmos, antes de ir ao museu, fomos à praça Catalunya, praça central de Barcelona, e nos deparamos com um tapete de pombinhas no chão... É claro que a Bia adorou, mas surpreendentemente... eu e o Célio também!!! (Lembrei da foto da Vó Iany com os pombinhos, não sei se foi aqui...)



Depois fomos ao museu do Mamute e ao Museu Picasso. Os dois são na mesma ruazinha, assim como um museu de arte Pré-Colombiana, que ainda queremos ir. 


O museu do Mamute é pequenininho, mas bem legal. Tem muitas réplicas, e você pode tocar, a Bia gostou bastante. Ficamos um pouco triste de saber que foi o homem o responsável pela extinção dos Mamutes...
Mas enfim, seguem aí algumas fotos:






Ah, no domingo à tarde vários museus são de graça!
Não precisamos pagar nada no Museu Picasso, mas infelizmente não teve audioguia. Porém como eu já tinha tido aula sobre Picasso, no curso de História da Arte que fiz em Ribeirão, com a Profa. Izabel, foi tranquilo. 


É interessante ver as Primeiras fases de Picasso, com um desenho bem realista, impecável. Uma coisa que chama muito a atenção é a forma que ele trabalha a luz nos quadros, nos rostos... lindo! Depois, com o passar do tempo, Picasso passa a ir para Paris, e lá conhece diversos artistas e começa a desenvolver sua fase modernista, que tende para o figurativo mais geométrico e muito colorido.
É muito interessante, e a gente passa a ver o quanto ele estuda para fazer seus trabalhos, inclusive que ele tinha uma quase obsessão pelo quadro ¨As Meninas¨, de Velasques. Dentro do museu Picasso não dá para bater fotos, então coloco a foto que baixei da internet.

As meninas de Velásquez
Uma das releituras feitas por Picasso


Infelizmente, existem várias outras fases de Picasso, inclusive  seus trabalho com colagens, que não estão retratados no museu.

Talvez por serem todos originais, e isso está em outros museus... Por mim, eles poderiam ter feito um vídeo (todos os museus aqui são cheios de vídeos, esse do Picasso tem um sobre os quadro do Velasques e as releituras de Picasso), sobre essas fases, sei lá.

Bom, uma coisa bem legal é que criei coragem, e ontem comecei a fazer meu primeiro desenho aqui, de uma folha de plátano...


Agora vou para minha glamourosa faxina, rsrsrs. Mas que bom que temos esse apê gostoso, quentinho e confortável... (Falando nisso, como será que está a Carol, que depois de dois meses de viagem em albergues, voltou para casa, e me ensinou o valor de ESTAR EM CASA...)

Beijos, amoreeees!!!!!