Hoje eu vou escrever um pouquinho sobre algumas curiosidades que tenho visto na Espanha, talvez deva dizer na Catalunha, visto que só moramos aqui, enquanto crio coragem para escrever sobre o Museu, porque tem muuuita coisa para contar do museu, kkk.
Casas viradas para a rua: aqui tem bastante casa daquelas de dois andares, grudadas na calçada. O que é curioso, é que tem duas portas: uma na rua, que fica encostada, ou entreaberta, daí tem um hallzinho, e depois outra porta, que é a da casa mesmo, e fica trancada. Bem diferente, achei curioso.
Lixo na rua: aqui as ruas são bem limpas, e a gente no princípio pensou que o pessoal não jogasse lixo. Na verdade, não é bem assim. Vira e mexe vemos uma criança jogando lixo, vemos lixo no chão. Mas o chão é varrido direto pelo pessoal da prefeitura. Só caem sempre mais folhas, e ficam aquelas liiindas folhas de plátano no chão.
Aliás, aqui a prefeitura, governo realmente funcionam! Saúde gratuita, educação gratuita, exposições e museus pra tudo que é lado (parte é gratuita), bibliotecas maravilhosas...
Cães: Aqui tem muito cachorro, muito mesmo. E na maioria são cachorros enormes, como pastores alemães, collies e !!!, mas també tem muitos cães mestiços. Você vê o tempo inteiro pessoas caminhando com seus cães na rua, porque quase todo mundo vive em apartamento. Imagina viver um casal e dois pastores alemães em um apartamento! Pois é, para a gente é meio irreal, mas é o costume aqui. E os cães são muito bem cuidados, e dóceis, dóceis, dóceis. Às vezes passeiam sem guia, no meio das crianças, impressionante. Como as pessoas são dóceis, os cachorros são dóceis.
Educação: As pessoas são muito educadas, mas não é só um educado de conhecimento, é um educado diferente. Aqui ao que me parece, as pessoas não vêem umas às outras como um perigo em potencial, mas como uma outra pessoa que tem os mesmos direitos e deveres, as mesmas necessidades... Agem muito em comunidade, e respeitam muito as normas. Não porque senão serão penalizadas, mas simplesmente porque as normas, as regras, existem para organizar e melhorar a comunidade. Exemplo: existe um estacionamento grande no centro da cidade (porque no centro não dá para estacionar, é tudo apertado). Nesse estacionamento, não tem portão. Mas é pago. Existe uma máquina em um poste no estacionamento que você registra a hora que entrou e a hora que saiu e paga. Mas ninguém te cobra, não tem uma cancela que abre e fecha. Você paga porque sabe que tem que pagar, e só.
Faixa de pedestre, nossa, como tem! Tem cruzamentos de ruazinhas pequenas, por exemplo aqui perto de casa, que tem quatro faixas de pedestre, em quase três metros quadrados de rua, rsrsrs. E os carros param. Mas eles não param porque você está atravessando, eles param PARA você atravessar! Eles param antes de você chegar na faixa! É gostoso, é uma sensação boa de respeito, de segurança. Mas é claro que tem que ficar ligado, sempre pode ter alguém doido, bêbado, desligado por aí, então tem que ficar de olho. E como eu já tinha contado antes, em todas as faixas tem rampa para a rua, então pessoas com cadeira de rodas tem acesso a tudo ( e a Bia, que ainda está com as rodinhas na bici, também).
Muitas vezes me pego pensando que o problema do Brasil é educação. Se tivéssemos mais educação, teríamos mais respeito. Se tivéssemos mais educação, poderíamos confiar mais uns nos outros. Se tivéssemos mais educação, teríamos mais segurança. Se tivéssemos mais educação, teríamos mais organização. Se tivéssemos mais educação, teríamos mais economia, e sobraria mais dinheiro. Se tivéssemos mais educação, teríamos mais saúde. Se tivéssemos mais educação, teríamos mais acessibilidade. Se tivéssemos mais educação, teríamos ainda mais educação, e conhecimento, e tecnologia, e crescimento.
Aqui o conhecimento é disponibilizado à população. Na escola, se espera que a criança aprenda, pois ela tem POTENCIAL. É puxado! A Bia entrou na segunda série, e era para ela já estar escrevendo com letra cursiva, entender o conceito de dezena e unidade, e estar fazendo contas de somar e diminuir de dois dígitos! E já está fazendo, mas foi meio puxado no princípio! Já aprendeu sobre mamíferos, aves, répteis, anfíbios, tem aulas de inglês e computação – NA ESCOLA PÚBLICA E GRATUITA! Fomos à exposição sobre evolução humana aqui em Sabadell, gratuita, e a população toda entrando na exposição! Tipo, não é necessário ter doutorado, ou fazer alguma faculdade de biológicas para entender sobre evolução, a população toda pode saber, pois está lá! As crianças podem ter contato com todo esse conhecimento nos museus, como o de ciência, pois o conhecimento está todo lá, para elas! E tem atividades educativas para crianças, como um planetário , atividades de ciências... E a população está lá! Também não adiantaria estar lá se a população não fosse...
E isso me lembra que não conheço os museus de Londrina (que podem não ser fortes, mas se a população não vai, talvez nunca fique, não é?), nem de Curitiba, ali pertinho... Quando penso nisso lembro do Gabriel Maçã, meu primo, que começou uma campanha no Orkut uma vez, para incentivar o pessoal a visitar os museus em Curitiba. É isso aí, Gabi, vamos ver se o blog também ajuda!
Então, vamos aos museus, e vamos cobrar que cada vez haja mais atividades para que desenvolvamos nosso conhecimento, mas em especial, de nossas crianças! E vamos ensinar às crianças a terem RESPEITO, seguirem as REGRAS, e gostar de APRENDER!!! Simplesmente, porque é bom para elas e para o mundo...
Me empolguei, vou ficando por aqui... desculpem a falta de fotos de hoje! Rsrsrs.
Beijos!
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