segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

EXPOSIÇÃO SOBRE EVOLUÇÃO HUMANA EM SABADELL!




Hoje vamos contar um pouco sobre uma exposição sobre Evolução Humana realizada pelo Museu de Paleontologia da Catalunya e patrocinada por um banco, que está acontecendo na praça da Catedral de Sabadell.
Com a chamada: “Há milhões de Natais...”, a exposição se propõe a explorar 5 momentos chave da evolução humana. E os explora muito bem, através de esculturas em tamanho próximo ao real de nossos antepassados e outros parentes, réplicas de fósseis, ferramentas originais daquelas épocas, vídeos muito bem feitos e banners explicativos.

Primeiro momento: BIPEDALISMO.
Nesse momento eles expõem réplica de uma das pérolas fósseis do museu, que é um “ape” (primata antropóide) que vivia na Catalunya há 12 milhões de anos. Eles expõem também uma réplica de uma parte das pegadas de laetoi que tem mais de 3 milhões de anos e foram deixadas possivelmente por dois australopithecus, um maior e um menor, andando lado a lado, em um solo vulcânico




Segundo momento – FERRAMENTAS: apresentam informações sobre Homo hábilis e Homo erectus, incluindo vídeos muito esclarecedores de uma pessoa real construindo ferramentas como machado de pedra, utilizando apenas os materiais disponíveis na época.

Terceiro Momento – O DOMÍNIO DO FOGO: nesse ponto foram abordados o Homo Antecessor e Heidelbergensis, pudemos ver em um vídeo como realmente é possível fazer fogo utilizando madeira, palha e um tipo de algodão, que se tinha na época.


Quarto Momento - CONSCIÊNCIA: essa parte aborda o possível surgimento de noções sobre a morte e alguma forma de religião, e mostra vestígios dos primeiros funerais e sepulturas. Apresenta a réplica do túmulo de um Neandertal, a qual se encontrava no chão, coberta por um vidro, e passávamos por cima. Tinha  uma escultura que mostrava um cenário de caverna, com ao fundo uma abertura e uma vista para um ambiente nevado, e nessa caverna um homem aparentemente mais velho e doente, à beira da morte, e um casal cuidando do mesmo, simbolizando que esse seria a pessoa encontrada na sepultura. Mostrava também em um banner como possivelmente havia sido seu funeral.

Quinto momento – SIMBOLIZAÇÃO:
Esse momento apresenta uma escultura também de uma caverna, e na parede dessa caverna o desenho de um bisão, e um homem aparentemente contando a história desse bisão a uma mulher ou um adolescente, não ficou muito claro, que segura algo como uma lamparina. Os dois desenvolvem um diálogo. Usam roupas costuradas, sapatos, ornamentos.


Um dos vídeos mais impressionantes é o homem fazendo uma agulha com uma lasca escavada e retirada cuidadosamente de um pedaço de chifre, lixada e furada, igual a um fóssil real de agulha apresentado em uma vitrine, com o qual costuravam suas roupas.

Agora, uma das coisas que é mais impressionante, é que a exposição está acontecendo há mais de 10 dias, e em todos os momentos em que passamos pela frente, estava lotado! Fila para entrar, e não é que seja demorado, que a fila não ande, é gente mesmo! Dá gosto de ver! A exposição vai até 5 de janeiro.


Um comentário: