sábado, 3 de dezembro de 2011

Tradições Navideñas da Catalunya

Ontem a Bia voltou da escola me perguntando o qe era o Tió de Nadal...

E o google trabalhou... rsrsrs

Descobrimos que as tradições de Natal na Catalunya são bem diferentes do que conhecemos. Ainda não podemos dizer até que extensão se cultiva as tradições como Papai Noel, árvore de Natal e presépio, por exemplo, mas podemos dizer que entramos em contato com tradições muito curiosas daqui.


Descobrimos que o Tió de Nadal, ou Cagatió (isso mesmo!) é uma tora de madeira, como da figura, com carinha e perninhas, que as crianças dão comida todos os dias até o Natal, cobrem... Simboliza as toras que eram queimadas nas lareiras antigamente, e davam como presente o calor, a luz,e a possibilidade de a família permanecer reunida... Como agora se usa aquecedor, a lareira não é mais necessária, mas o tronco, Tió, agora com carinha, permanece com a família. E ainda dá de presentes doces e pequenos brinquedinhos. E porque Cagatió ? Porque ele, digamos, “evacua” os regalos (presentes).





E isso nos leva a outra coisa tradicional, que conhecemos hoje na feira de Santa Luzia, que são os Caganêrs... Bom, são  bonequinhos de todas as pessoas famosas e personagens que você possa imaginar... literalmente cagando!!! Tem caganêr de Rainha Elizabeth a Bob Esponja...!



<><>
Fonte: Espinazo - http://www.flickr.com/people/ml1973/


Daí a gente teve que perguntar qual era a origem disso, né? Óbvio! A origem é a seguinte. Lá nos idos de muito muito muuuito antigamente, as pessoas evacuavam no campo, adubando a terra para o cultivo, assim como usamos esterco de outros animais, ainda hoje em dia. E na Catalunya se tem os Caganês, os bonequinhos que simbolizam esse costume da época.
Segundo a Wikipedia, alguns simbolismos do Caganêr são: fertilização da terra, igualdade entre todas as pessoas (independente de "raça", credo, nível social, gênero,todo mundo "caga"), naturalismo, ao invés da visão idealizada dos personagens do Natal.






<><> <><> <><>
Em homenagem aos Gremistas...


Outra diferença ainda é que celebra-se o Natal, 24 e 25, o dia 26,que agora não lembro o Santo,e no dia 06 de janeiro, o Dia de Reis. É celebração que não acaba mais...

Um comentário:

  1. Hahahahahahaha!!! Quase me molhei de tanto rir dos Caganeses!!!! E não é que faz sentido?! Cagar deixa todo mundo em pé (ou em bumbum) de igualdade... rsrsrs Mil beijos!

    ResponderExcluir